Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

O ERP como aliado para a gestão e competitividade do seu negócio

Postado por Claudio Krafecik, Diretor de Atendimento da Faktory Softwares em 03/07/2019 em Artigos

Com a implantação de um ERP, todos esses setores ficam integrados no sistema, permitindo aos gestores ter maior acesso a todas as atividades que estão acontecendo em determinado momento e melhorando, consequentemente, a tomada de decisões.

O Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos Empresariais, comumente denominado como ERP, é uma ferramenta indispensável para empresas que querem obter sucesso em seus planejamentos.

Suas vantagens são inúmeras e seu uso acaba se tornando um aliado dos gestores, auxiliando-os a organizar as atividades do negócio de forma simples, mas sem perder a qualidade dos processos.

Primeiramente, na gestão empresarial de uma empresa, há vários setores que funcionam concomitantemente: o administrativo, o financeiro, o jurídico, o de projetos, entre outros.

Com a implantação de um ERP, todos esses setores ficam integrados no sistema, permitindo aos gestores ter maior acesso a todas as atividades que estão acontecendo em determinado momento e melhorando, consequentemente, a tomada de decisões.

Com isso, ter um ERP que integre todos os setores da empresa centraliza, também, o processo operacional e melhora a comunicação entre as áreas. Quando não há um sistema de gestão instalado, cada setor trabalha com um software diferente que auxilie a cumprir com suas tarefas e, a partir do momento que um ERP integra esses sistemas em um só, todos os colaboradores têm conhecimento das operações que estão sendo executadas e trabalham com mais produtividade e efetividade.

Sendo assim, ao instalar um ERP na empresa, gestores obtém uma melhor organização dos processos; diminuição no tempo gasto com atividades que demoram muito para serem finalizadas, já que são realizadas automaticamente; diminuição  de erros ocasionados por falhas humanas; ajuda na tomada de decisões; automatização de tarefas; e um melhor controle na gestão. 

Da mesma forma, um sistema de gestão é importante para a competitividade do negócio, possibilitando à empresa ter uma capacidade de inovação, produtos e serviços de qualidade, produção e entrega eficazes, ações de marketing, melhoria do relacionamento com o cliente, entre outros. 

Assim, o ERP auxilia de diversas maneiras, a fim de entregar vantagem competitiva para a organização. Uma delas é a redução de custos operacionais que o sistema garante, ou seja, a eliminação de fontes de desperdícios que faz com que os gestores deixem de investir em soluções ou operações que não entregam os resultados esperados. Além disso, o ERP ajuda na competitividade de um negócio ao criar uma base de dados, possibilitando criar estratégias personalizadas para cada cliente ou segmento do público-alvo. 

Por fim, o sistema de gestão ainda consegue entregar vantagem competitiva para a empresa com o aumento do lucro operacional. Pelo fato de capacitar o gestor a identificar o que é necessário para aumentar as receitas da organização a médio e longo prazo, o ERP facilita a tomada de decisões estratégicas que serão importantes para fazer o negócio crescer e obter lucros de seus investimentos e vendas. 

Postado por Claudio Krafecik, Diretor de Atendimento da Faktory Softwares em 03/07/2019 em Artigos