O diagnóstico dos sistemas pode ser o diferencial competitivo para as empresas
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 26/01/2024 em ArtigosO CEO da TRIYO Tecnologia, Ricardo Nunes ressalta em seu artigo a importância da realização do diagnóstico dos sistemas de gestão, principalmente neste ínício de ano, assim as empresas conseguem com mais êxito colocar em prática suas estratégias traçadas para o restante do ano
Foto: Divulgação/TRIYO Tecnologia
No início do ano, as empresas começam a colocar em prática suas estratégias para conquistar seus objetivos anuais. Porém, uma das tarefas que tem que ser feita e é imprescindível para que a empresa tenha um melhor controle e gestão dos processos durante o ano é a realização do diagnóstico dos sistemas de gestão e, nem sempre, essa atividade é lembrada no planejamento estratégico da organização
O objetivo de um sistema ERP é otimizar os recursos da empresa, fazendo-a ganhar mais produtividade e eficiência na sua operação. A importância de usar um software já é sabida por muitos negócios, mas para que o ERP continue trazendo resultados é preciso realizar regularmente uma análise detalhada de todo seu funcionamento e se ele está atendendo às necessidades da empresa ou ainda, se ele está sendo utilizado em todo o seu potencial.
O processo de diagnóstico empresarial é o ponto de partida para um funcionamento bem-sucedido de um sistema ERP. A etapa serve para compreender as necessidades e as demandas específicas da organização através de uma análise abrangente dos processos internos. Com isso, será possível entender se existem sistemas que precisam ser otimizados ou melhorados com personalização para uma nova atividade, por exemplo.
O cenário da sua empresa dificilmente será o mesmo por muito tempo, afinal o mercado é dinâmico e as demandas têm que seguir o ritmo ditado por ele. Sendo assim, o ERP tem que ser reavaliado e otimizado para acompanhar a velocidade e desafios do seu negócio.
Além disso, através de um diagnóstico feito por um especialista, é possível identificar se o seu ERP precisa ser integrado a outros sistemas para poder dar ao negócio mais eficiência e agilidade nos processos. A informação precisa ser centralizada e de fácil acesso a toda a equipe.
E claro, o sistema ERP precisa necessariamente fazer todas as atualizações de versões, sem isso, ele vai deixar de realizar algumas tarefas essenciais como controle de prazos e entrega das obrigações fiscais, relatórios atualizados e outros controles fundamentais para a gestão da empresa.
Para tanto, contratar uma consultoria de tecnologia com profissionais experts em sistema de gestão é fundamental. Assim, a empresa garante que será orientada a obter as melhores soluções para otimizar seu negócio.