NTT DATA traz José Luís Menghini para seu quadro de profissionais
Postado por Redação em 21/10/2022 em Troca de CadeiraMenghini é engenheiro eletricista formado na Universidade de Brasília (UNB)
A NTT DATA passou a contar com José Luís Menghini em seu time de profissionais. O executivo, com décadas de experiência no setor de energia, chega para apoiar o desenvolvimento das atividades de empresas do setor elétrico, O&G e de energia em geral.
Menghini tem vasta carreira profissional. Foi presidente de empresas como Inframérica, IMPSA e Positron Public Systems Ocupando o conselho de entidades como Associação Brasileira da Indústria de Base (ABDIB), Câmara de Comércio Brasil-Argentina, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Conselho Canadense para as Américas, entre outras.
“Ter um profissional experiente como José Luís Menghini entre nossos profissionais mostra como a NTT DATA está comprometida em oferecer aos nossos clientes os melhores serviços”, diz Raphael Saueia Bueno, sócio líder do setor de Utilities da NTT DATA.
Menghini é engenheiro eletricista formado na Universidade de Brasília (UNB). É mestre em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, e passou pelo Stanford Executive Program da Universidade Stanford, dos Estados Unidos e pelo CEO Program da FGV sendo membro certificado do IBGC.
“Espero contribuir com minha experiência em integração de sistemas e em geração elétrica de fontes renováveis, transmissão, distribuição, iluminação e smart-grid além de O&G para ajudar a NTT DATA no seus objetivos, ou seja, entender e apoiar os seus clientes da melhor maneira possível”, afirmou Menghini.
Para Menghini, o principal desafio das concessionárias do setor elétrico brasileiras no curto e médio prazos é ser competitivo e se adaptar ao mercado livre de energia. Segundo o especialista, isso exige uma mudança funcional e cultural de grandes proporções para todas as empresas, assim como dispor de uma adequada oferta de energia elétrica de fontes renováveis que possa ser inquestionavelmente verificada.
“Paralelamente, as empresas do setor de petróleo & gás procuraram maximizar a boa utilização dos enormes recursos off-shore do Brasil, como o pré-sal, via geração térmica menos poluente, aumento do consumo e produção de derivados -- sem excluir hidrogênio -- e outros negócios”, afirma.
O trabalho permanente de controle de custos, investimentos em inovação e digitalização continuam sendo fundamentais, diz. No caso do setor de óleo e gás, maior desafio das empresas petroleiras é fazer a transição energética de forma rápida e rentável, para que possam atingir as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa até 2050.
"O que vale para todos os setores, segundo o executivo, é que a adaptação das empresas à nova realidade deverá ter como suporte as boas ferramentas digitais. Para poder atingir benefícios rápidos e cost-wise tanto na transição energética como no bom uso das fontes renováveis e do gás natural", afirmou Menghini.
"De fato, as empresas do setor elétrico e todas as petroleiras precisarão agilizar sua vida digital e utilizar soluções digitais state-of-the-art, como, entre outros, o Metaverso, para diminuir custos operacionais e otimizar respostas em tempo real para todos seus clientes sem diminuir qualidade de serviço nem aumentar custos operacionais nem logísticos. A NTT Data está preparada para entender e solucionar cada um desses desafios e toda combinação entre eles”, diz Menghini.