Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Nascer na nuvem é um diferencial para pequenas e médias empresas

Postado por

Luís Toledo

em 01/07/2013 em Artigos

Compartilhar:

Uma infinidade de dados invadiu o universo nos últimos anos. A Computação em Nuvem, também conhecida como Cloud Computing, expandiu...

Uma infinidade de dados invadiu o universo nos últimos anos. A Computação em Nuvem, também conhecida como Cloud Computing, expandiu os meios físicos, que até pouco tempo eram elementos limitadores da capacidade operacional de sistemas, para o infinito espaço ocioso que nos rodeia.

Este modelo de entrega e consumo de Tecnologia de Informação (TI) já é uma realidade no mundo corporativo. A nuvem se torna um modelo eficiente especialmente para pequenas e médias companhias, pois não exige investimentos em infraestrutura (servidores, equipamentos de armazenamento), garante a flexibilidade que as organizações com esse perfil precisam para crescer e, principalmente, cabe no bolso de qualquer empresa.

Mesmo sendo responsáveis por 1,17 milhão de postos de trabalho e quase metade da massa de salários do Rio Grande do Sul (dados do Dieese, 2011), algumas pequenas e médias empresas ainda encaram a adoção de soluções efetivas processamento e armazenamento de dados como um entrave para o seu crescimento. A Computação em Nuvem aparece, nesses casos, como um prestador de serviço, que dispensa o investimento inicial para seu funcionamento, e permite que as empresas invistam no que precisam para crescer e impulsionar novas iniciativas. De olho nessa oportunidade, muitas PMEs já nascem gravitando em nuvens, o que representa um grande passo nos requisitos competitividade e potencial de crescimento.

A exemplo da relação que ocorre entre a empresa e um prestador de telefonia, internet ou energia elétrica, a Computação em Nuvem consiste em um serviço a ser comprado e pago pelo volume de uso. Da mesma forma que uma empresa não precisa de uma termelétrica instalada no almoxarifado para suprir sua demanda de iluminação, o modelo dispensa a infraestrutura tradicional de TI e sua necessidade de um parque tecnológico completo.

Vale destacar ainda que ao usar a nuvem, pequenas e médias empresas simplificam a entrega de TI, reduzem seus custos de operação e a oportunidade de crescer sem fazer grandes investimentos em data center próprio. Para as pequenas e médias empresas, apostar na nuvem significa eliminar a necessidade de habilidades específicas, padronizar a plataforma de TI e trabalhar de forma mais rápida, mais inteligente e mais eficiente.

Adotar cloud computing não é mais questão de ?se vamos ou não?, mas sim de qual, quando e com quem intensidade e velocidade. Este ritmo vai depender, entre outros fatores, do grau de maturidade da empresa e seu grau de aderência às inovações.

 

*Luís Toledo é líder para o RS da IBM Brasil

 

Postado por

Luís Toledo

em 01/07/2013 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.