Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

MXM ganha flexibilidade e agilidade em sua estrutura com nuvem da Oracle

Postado por Redação em 30/11/2022 em Direto da Redação

Hoje a equipe da MXM cuida de toda operação do ERP como serviço, incluindo atualização de versões, monitoramento da infraestrutura e aplicação de Patches – tanto da aplicação como do banco de dados, backup, redundância e contingência

A MXM Sistemas, companhia nacional com sede no Rio de Janeiro e filiais em São Paulo, Salvador e Porto Alegre, adota Oracle Cloud Infrastructure (OCI). A empresa tem como principal solução o MXM-WebManager, um sistema de gestão ERP web, sendo o pioneiro do Brasil.

Atualmente, 50% da carteira de clientes da MXM é formada por multinacionais e grupos empresariais em território nacional. Um dos principais desafios da MXM era a falta de agilidade e flexibilidade para oferecer sua solução como serviço em datacenters convencionais.

Sempre que precisava realizar a renovação e/ou ampliação de contratos com seu antigo fornecedor de infraestrutura, isso implicava na instalação de novos equipamentos ou upgrades – que muitas vezes precisavam ser importados – e a consequente renegociação de acordos, uma vez que não era possível retirar os itens adicionados em suas máquinas on premises.

Este processo impactava negativamente na possibilidade de aumentar ou reduzir conforme a demanda das operações de seus clientes. Além disso, a gestão de máquinas on premises em infraestrutura própria não era vantajosa para os clientes. Afinal, ter um sistema na nuvem MXM OCI, gerida pela MXM com Serviço, torna a plataforma de gestão mais completa para o cliente, que pode focar na gestão dos seus negócios.

Hoje a equipe da MXM cuida de toda operação do ERP como serviço, incluindo atualização de versões, monitoramento da infraestrutura e aplicação de Patches – tanto da aplicação como do banco de dados, backup, redundância e contingência –, aumentando assim a disponibilidade da solução.Por que a MXM Sistemas escolheu a Oracle CloudUm dos principais motivos para a escolha da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) era a parceria de longa data já existente entre a MXM e a Oracle.

A empresa já utilizava a primeira versão da OCI e a migração para a nova edição do serviço de IaaS foi um passo natural. Inclusive, a companhia usa a OCI para clientes que utilizam o MXM-WebManager como Serviço e buscam uma infraestrutura em nuvem dedicada para operações de maior complexidade, que exigem recursos tecnológicos para segurança e compliance.

“Operamos a plataforma MXM-WebManager como Serviço com elevado grau de disponibilidade para os clientes que estão na OCI. Atualmente nossa solução em cloud para todos os clientes dedicados operam entre 99,5% e 100% de disponibilidade mensal, comprovados por monitoramentos automatizados”, disse Ricardo Arruda, Diretor de TI na MXM Sistemas.

 Outro aspecto analisado para a escolha da OCI foi a flexibilidade oferecida: era essencial ter essa característica para ampliar e reduzir os recursos de infraestrutura sempre que necessário. Isso é essencial porque alguns clientes da MXM têm ciclos de faturamento particulares, em que é preciso aumentar ou diminuir a capacidade durante determinados períodos – e isso faz toda a diferença para a operação e otimização de custos dessas empresas. 

A nuvem da Oracle também atende todas as certificações buscadas pela MXM e seus clientes, como segurança, privacidade e disponibilidade adequada para as operações do MXM-WebManager. Além disso, a robustez da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) garantindo um índice de disponibilidade bastante elevado também foi decisivo para a escolha.

Resultados para a operação SaaS MXMO primeiro workload que a MXM migrou para a Oracle Cloud Infrastructure foi o de banco de dados Oracle e, na sequência, todos os módulos da solução web do ERP MXM-WebManager foram transferidos. Após realizar as demais cargas de trabalho para a nuvem, hoje a MXM oferece uma solução ERP 100% web, capaz de oferecer máximo controle empresarial, desde a emissão de notas até toda parte fiscal e contábil de processamento. 

Atualmente, os clientes da MXM que já estão na OCI são os que têm maior volumetria de dados, exigindo um nível de processamento e disponibilidade diferenciados. Para eles, o grau de estabilidade já é perceptivelmente mais elevado — compatível com o que a MXM busca para essa operação.

Além disso, a flexibilidade e robustez de expansão da OCI ajudam na redução de custos para seus clientes e para a própria MXM. Isso porque ela permite que seus clientes possam expandir o uso da sua solução de ERP através da assinatura de novos módulos, que podem ser implementados em fases, adequando a infraestrutura cloud conforme a evolução dos projetos. A OCI também consegue suportar esses novos workloads, processando crescentes volumes de dados com facilidade e preços competitivos.

Para os clientes da MXM isso significa tranquilidade e redução de custos, já que eles não precisam se preocupar com compra e manutenção de infraestrutura física ou equipe interna, pois contam com a expertise da MXM na operação da OCI e da gestão e sustentação da solução ERP. Em ganhos quantitativos, a OCI permite que a MXM opere a sua solução de ERP com disponibilidade que varia entre 99% e 100%, um índice bem maior se comparado à epoca em que seus produtos eram alocados em servidores on premises.

Com a migração total para nuvem, a empresa também teve uma redução de custos em infraestrutura entre 30% e 35%, uma vez que ela deixou de fazer a manutenção e atualização de servidores físicos. Esta econmia foi convertida na incorporação de novos serviços cloud automatizados, o que era proibido nas operações on premises. 

Outro ganho foi a facilidade e a rapidez na criação de ambientes para testes e projetos. O mesmo vale para a replicação de dados de uma área de produção para uma área de homologação ou de teste — permitindo automatizar a maior parte do processo. A OCI permite fazer a análise de gargalos de processamento ou determinar quais spreads estão pesadas para o banco de dados.

Com isso, há maior rapidez em encontrar quais rotinas estão causando mais impactos de desempenho. Foi possível, ainda, implementar alertas automáticos que facilitam esse gerenciamento e monitoramento dos ambientes. Por fim, na estrutura anterior, a criação de novos ambientes requeria, ao menos, 24 horas para ser provisionada — isso porque o processo tinha muitas etapas.

Com a OCI, dependendo do volume de dados envolvido, isso pode ocorrer em até oito horas, com a montagem de ambiente ou replicação de dados feita com muito mais agilidade.Roadmap para a Nuvem OCI (Implementação)Toda implementação do OCI no ecossistema da MXM foi feita pela equipe interna da empresa, incluindo o provisionamento, migração de todos os workloads, segmentação das redes e camadas de proteção.

Postado por Redação em 30/11/2022 em Direto da Redação

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.