Montadora francesa investe em transformação digital com oferta em nuvem
Postado por Redação em 10/07/2020 em MercadoGrupo Renault se une ao Google Cloud para acelerar a digitalização de suas fábricas e supply chain
Nesta quinta-feira, o Grupo Renault e o Google Cloud anunciaram uma parceria industrial e tecnológica, com o objetivo de acelerar a digitalização da infraestrutura da empresa e a transformação da Indústria 4.0.
Desde 2016, o Grupo Renault está desenvolvendo sua plataforma digital própria, conectando as informações de 22 plantas em todo o mundo (76% da produção de veículos) e mais de 2.500 máquinas. A parceria com o Google Cloud visa otimizar a plataforma própria e independente de gerenciamento de dados industriais do Grupo Renault.
As soluções e experiência do Google Cloud, em análise inteligente de dados, machine learning e inteligência artificial, irão permitir que o Grupo Renault aprimore sua produção e cadeia de suprimentos bem como a qualidade dos produtos e reduza o impacto ambiental por meio da economia de energia. Essas melhorias também vão promover o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automotiva.
“A indústria automotiva possui a inovação em seu DNA, com um imenso potencial para que a tecnologia digital impacte de forma significativa sua produção. Estamos orgulhosos de realizar essa parceria com o Grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da fabricação automotiva, impulsionando a próxima geração de excelência na cadeia de suprimentos.”, afirmou Thomas Kurian, CEO do Google Cloud.
O treinamento dos colaboradores também será parte dessa nova parceria. O Grupo Renault e Google Cloud planejam criar um programa exclusivo e escalável para melhorar as habilidades das equipes de engenharia de processos, fabricação e TI da Renault, por meio do coworking e capacitação junto as equipes do Google. O objetivo deste programa é o aprimoramento da cultura “data driven” (guiada por dados) que será uma parte essencial da rotina dos colaboradores da Renault, tanto em processos operacionais, quanto em assuntos estratégicos.