Governo publica orientações de como ser seu fornecedor de cloud
Postado porFátima Costa
em 15/05/2016 em NotíciasNele, estão definidos que a partir de agora todos os dados e informação deverão ser armazenados em data centers presentes...
Nele, estão definidos que a partir de agora todos os dados e informação deverão ser armazenados em data centers presentes em terras nacionais. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, manter os dados no território nacional é uma questão de jurisdição. ?A nossa expectativa é que os próprios fornecedores vão ter o total interesse em resguardar o sigilo das informações quando assim for exigido. Se, eventualmente, houver problemas de judicialização, é importante que isso seja feito na jurisdição brasileira?, explicou.
O documento veda ainda a contratação de salas-cofre e salas seguras por órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) visando reduzir gastos. Heckert acredita que as orientações para a contratação de serviços de computação em nuvem vão otimizar os recursos de infraestrutura, pois o modelo é mais efetivo.
?A aquisição de salas-cofre e de equipamentos para montagem dessas salas não é a forma mais eficiente para a administração trabalhar. Precisamos racionalizar a compra de ativos, que cresceu muito nos últimos anos?, complementou o secretário.
O documento recomenda aos órgãos a utilização de ?Nuvem Híbrida?, possibilitando a contratação de serviços que não comprometam a segurança nacional de fornecedores privados. Se o serviço exigir algum tipo de resguardo, as aquisições devem ser realizadas com entidades da Administração Pública Federal ou serem realizadas diretamente pelo órgão.
Fonte: Redação
Faça como mais de 45 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 15/05/2016 em Notícias