Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Lola Cosmetics escolhe Engine Brasil e soluções SAP para promover integração e segurança de dados

Postado por Redação em 19/12/2023 em Notícias

Compartilhar:

Cliente SAP há cinco anos, empresa conquistou alto nível de automação e exporta hoje para 30 países

André Nadjarian, vice-presidente de Operações, Vendas e Marketing da Engine - Foto: Divulgação

A Engine Brasil, consultoria especializada em soluções SAP, divulgou que a empresa Lola Cosmetics - focada em cosméticos veganos e cruelty free - completou, neste ano de 2023, cinco anos de utilização do SAP, como serviço da empresa. De acordo com a Engine, a empresa hoje comemora o aumento da eficiência operacional, da segurança de dados e na consolidação de sua marca no mercado interno, além de expansão para o exterior. 

A Lola tinha como demanda inicial promover a integração de seus dados e empresas, agregando transparência e assertividade na tomada de decisão. Em processo de aumento da abrangência nacional, a Lola Cosmetics contratou o sistema da Engine Brasil em 2018, para dar estrutura e amparar suas áreas logística e financeira.

O serviço adquirido, denominado SaaS (SAP as a Service), tem como principal característica possibilitar a entrada da empresa na plataforma SAP e oferecer atendimento e suporte em contratos de longo prazo, com valores diluídos ao longo do tempo de serviço. A proposta da Engine Brasil foi implantar o SAP ECC em uma base de dados preparada para migrar para o S/4 HANA, que oferece caminhos e soluções para os desafios propostos pela Lola Cosmetics, com entrega de processos mais eficazes, controles eficientes e maior transparência e disponibilidade de dados. 

“Uma empresa com o porte e o potencial de crescimento da Lola necessitava de uma solução que oferecesse subsídios para amparar o crescimento de forma auditável, com segurança de informações e garantia de qualidade em todos os processos operacionais. No formato as a service (SaaS), a empresa viabilizou a utilização de uma plataforma implementada pelas maiores empresas do mundo”, explica André Nadjarian, vice-presidente de Operações, Vendas e Marketing da Engine.

À época do início da parceria, a Lola Cosmetics demandava por um sistema que apoiasse sua operação e principalmente oferecesse controle para a área de supply chain, oferecendo boas práticas de gestão desde o processo de compras para produção até o atendimento ao cliente na venda. A integração e uniformização de processos possibilitados, inicialmente distribuídos em duas instalações físicas no Rio de Janeiro, foi intensificada com a implantação do sistema. A empresa comenta que o SAP trouxe segurança e capacidade de automatização, o que permitiu a abertura de um novo centro de distribuição no Espírito Santo e a integração de sistemas com parceiros, para dar suporte à expansão no mercado interno e externo.

Hoje com 11 anos de atuação no mercado, a Lola Cosmetics é uma empresa 100% brasileira e de gestão familiar. Em 2023, chegou à marca de 10.000 canais de vendas, desde supermercados a farmácias, e três lojas próprias. Também alcançou, esse ano, distribuição internacional para sete países diretos e 30 países indiretos. A marca conta também com uma fábrica própria e uma distribuidora.

“O modelo da Engine Brasil é consolidado e referência no setor de cosméticos. Isso está muito alinhado com a proposta da Lola Cosmetics, que é também de se manter como uma referência de qualidade no setor.  Com esta proposta e a solução implantada, conquistamos um crescimento em vendas de 30%, no primeiro ano de uso completo do sistema, e de 56%, no ano passado”, avalia Jaqueline Vasconcellos, diretora administrativa-financeira da Lola Cosmetics.

Implantação rápida

Rafael Azevedo, coordenador de Processos e Projetos da marca, lembra que a implantação do sistema foi rápida, levando em torno de seis meses. “Anteriormente trabalhávamos com dois sistemas ERP, bastante fechados e focados em atividades operacionais específicas, um na área comercial e outro na área fabril. Então, aceitamos a indicação da Engine Brasil para iniciar no modelo de condomínio, o que viabilizou financeiramente a nossa adesão ao sistema SAP. Também concordamos com a implantação em modelo standard, sem customizações iniciais, para que a virada de chave acontecesse o mais rápido possível. A implantação foi concluída em um período considerado bastante curto, já que nossa equipe não tinha familiaridade com o sistema”, explica.

Após a implantação e o primeiro ano de uso, que exigiu a formação de uma cultura SAP, Azevedo explica que a empresa contabilizou diversos ganhos, como demonstração de resultados consolidados até 20 dias mais rápida e avaliação de custo real dos produtos produzidos, com acompanhamento por centro de custo. Também foram registrados processo de compras/entrada mercadoria e nota fiscal e pagamento de fornecedor linearizado, relatórios padronizados e rápidos e aumento do giro de insumos de produção, com redução do estoque médio, entre outros benefícios.

A riqueza de informações disponibilizadas pelo sistema, com acesso rápido ao fluxo de PCP (Plano de Controle de Produção), com processos bem estruturados, são apontados pela Lola Cosmetics como as principais vantagens da solução. “Hoje temos integração completa de informações, com segurança efetiva de dados e processos de negócios muito bem delineados. O banco de dados contábil é bastante robusto, com números mais realistas e auditáveis, que permitem fechamentos rápidos da produção e visão mais eficiente de processos”, avalia Azevedo.

Segundo o Coordenador, a parametrização oferecida pelo SAP adapta-se a qualquer modelo de negócio, oferecendo múltiplas entregas e visão completa do ciclo de negócios, da previsão de venda até a entrega. Assim, a tomada de decisão tornou-se mais assertiva, a partir do conhecimento de custos reais de absorção, transferências e receitas, entre outros indicadores fundamentais para a companhia. “Sem dúvida, a partir da interligação de informações, o sistema promove mais segurança corporativa. O núcleo auditável beneficia o compliance. Além disso, nos permite crescer, gerando interface com outros sistemas”, avalia o coordenador da Lola Cosmetics.  

O projeto atualmente está em estabilidade, 100% integrado com o setor logístico da empresa e atende às principais necessidades da companhia. A Lola Cosmetics fatura mais de 1.500 notas ao mês, com alto nível de automação, e planeja integrar outras soluções SAP, como Easy4 e MES, além de outros sistemas.

 

Postado por Redação em 19/12/2023 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.