KPMG revela potencial inexplorado de IA pelas empresas
Postado por Redação em 13/04/2020 em Notícias TechKPMG apontou que, com exceção do setor financeiro, o uso de IA ainda não é enxergado como uma realidade em algumas indústrias
A KPMG divulgou os resultados relacionados a pesquisa "Vivendo em um mundo de IA" (Living in an AI world, em inglês), que contou com a participação de 751 executivos norte-americanos atuantes em empresas de diferentes setores com conhecimentos relacionados à IA.
A pesquisa revelou, que com exceção dos serviços financeiros (42%), a maioria dos especialistas da indústria de tecnologia (57%), transporte (69%), assistência médica (52%) e varejo (64%) consideram que a Inteligência Artificial (IA), é ainda mais euforia do que realidade no momento.
Além disso, embora a confiança na preparação dos funcionários para a adoção da IA ??seja mais elevada entre os líderes C-Level (79%), ela é muito menor entre os gerentes (38%).
Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!
O estudo também apontou que a IA é uma promessa real, com oferta de ganhos substanciais para clientes e usuários finais, o que inclui benefícios futuros potencialmente transformacionais. Para atender às expectativas crescentes, no entanto, as empresas precisam ser mais agressivas no suporte à IA.
Na liderança
Outra conclusão apontada pelo estudo revela que o setor de tecnologia está liderando esse processo, com mais da metade (63%) dos entrevistados relatando que a adoção da IA está entre moderada e totalmente funcional em suas organizações.
No setor de serviços financeiros, a ampla maioria (85%) afirmou que confia na capacidade da IA para auxiliar na resolução de desafios relevantes, como detectar fraudes. Para os próximos cinco anos, 64% dos especialistas deste segmento acreditam que os consumidores não dependerão mais dos bancos tradicionais para acessar dinheiro.
No varejo, 56% dos entrevistados avaliam que, nos próximos dois anos, a IA causará o maior impacto no conhecimento dos clientes e 80% dizem que a IA já está aliviando problemas de atendimento aos consumidores.