Investimentos em TI se mantêm apesar da crise
Postado porFátima Costa
em 26/04/2017 em NotíciasEsse é o resultado da recente pesquisa, divulgada neste mês de abril, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP),...
Esse é o resultado da recente pesquisa, divulgada neste mês de abril, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), realizada com 2.540 médias e grandes.
Na 28ª pesquisa anual da FGV-EAESP-GVcia ? Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas ? liderada pelo professor Fernando Meireles, as instituições financeiras mais uma vez lideraram os investimentos, com 14,1% de seu faturamento.
Logo atrás, estão serviços (11%), indústria (4,5%) e comércio (3,5%), são os segmentos que menos investem em tecnologia. Em um comparativo, nos Estados Unidos, por exemplo, a média de investimento e gastos de TI nas empresas está na ordem de 12%.
Segundo o professor, é complexo comparar os gastos e investimento entre bancos e comércio, pois 1% para os varejistas, que têm baixas margens de lucros, tem grande impacto na receita, enquanto que nos bancos, esse percentual é baixo.
?Se por um lado, o sistema financeiro no Brasil é visto como o mais inovador e lidera os aportes em tecnologia, por outro, o comércio está atrasado, principalmente se olharmos para os supermercados, que têm baixa automação sistêmica?, acrescenta Meireles.
Mesmo assim, para o coordenador da pesquisa, o resultado surpreendeu mesmo estando no mesmo patamar dos últimos anos.
?Não esperava esse comportamento, especialmente pelo momento econômico que estamos passando no Brasil?, diz.
?Isso é espantoso diante de um cenário econômico adverso e pressão de redução de custos nas empresas. O que significa que o processo de informatização obriga as companhias a investirem em tecnologia?, avalia o professor.
?As empresas não têm como gastar menos. Elas perceberam que não dá para substituir uma economia de R$ 1 milhão em tecnologia por um gasto maior em outro setor?, explica.
Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2017? Clique aqui!
A pesquisa ?Administração e o uso da TI nas empresas brasileiras? também mostrou a liderança dos fornecedores de tecnologia no Brasil. O Windows, que completa 32 anos de existência, domina o mercado há pelo menos 20 anos. A base instalada desse sistema nas empresas brasileiras é de 73%.
Já as tecnologias de inteligência analítica (BI e CRM) são responsáveis por boa parte do lucro das fabricantes e estão ganhando representatividade conforme as organizações avançam em maturidade de adoção.
Fonte: Redação
Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 26/04/2017 em Notícias