Indústria de fraldas adota tecnologia para otimizar rotas de entregas e o desempenho de motoristas
Postado por Redação em 08/12/2020 em Notícias TechFraldas Panda digitalizou logística de entrega com MáximaTech
Para ganhar mais eficiência e visibilidade nas rotinas de entrega de cerca de 5 mil fraldas por dia, a Fraldas Panda, uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento, adotou os aplicativos maxMotorista e maxRoteirizador.
As ferramentas, desenvolvidas pela MáximaTech, empresa especializada em soluções para força de vendas, e-commerce, trade marketing e logística para a cadeia de abastecimento, substituíram os processos informais anteriormente utilizados pela Fraldas Panda na logística do transporte.
Antes, sem o auxílio de uma tecnologia que facilitasse o processo logístico, as rotas eram definidas de maneira que não existia um planejamento que possibilitasse o aproveitamento de janelas e levasse em consideração condições de entrega, como o melhor dia e horário.
De acordo com a empresa, o maxRoteirizador possibilitou que a companhia realizasse essa etapa de maneira mais estratégica, traçando melhores caminhos, de modo que as entregas aconteçam no menor tempo e quilometragem possíveis.
Além disso, com o maxRoteirizador também foi possível obter uma melhor ocupação da frota, utilizando o espaço do carregamento de forma mais otimizada. Assim, a empresa conseguiu melhorar as atividades relacionadas às entregas, economizar na etapa logística e superar antigos desafios.
“Conseguimos traçar os percursos levando em consideração a distância, o local, as restrições do cliente e os tipos de caminhão e de mercadoria. Como resultado, as entregas se tornaram mais ágeis, aumentamos nossa produtividade e reduzimos os custos com combustíveis, já que os motoristas passaram a ser guiados por rotas otimizadas”, afirmou Suellen Miranda, responsável pela logística da Fraldas Panda.
O maxMotorista, por sua vez, substituiu o controle de campo, que era realizado por telefone. “Dependíamos de contato telefônico para saber o andamento das entregas. Hoje, eliminamos esse processo oneroso e temos acesso às informações em tempo real, tanto em relação ao cumprimento da rota, quanto em relação ao retorno dos profissionais à empresa para programar as próximas cargas.”, comentou Suellen.
As duas soluções permitiram maior controle das entregas e rotas realizadas e, diante disso, a devolução de mercadorias foi reduzida. Essa mudança é consequência do acompanhamento do processo de ponta a ponta, feito pela empresa, que agora consegue tomar decisões no ato da entrega, evitando idas e vindas de produtos.
De acordo com Gustavo Pinheiro, responsável pelas soluções de Logística da MáximaTech, a otimização das entregas proporcionadas por essas soluções faz diferença não só para a automação do negócio, como também para sua evolução.
“A empresa conseguiu reduzir o tempo de fechamento das cargas, melhorou o uso da cubagem dos veículos e passou a calcular rotas inteligentes. Somados, todos os fatores proporcionam mais agilidade nas entregas e, consequentemente, mais produtividade da equipe, sem contar a redução de custos por ter seus processos controlados.”, complementou o executivo.