Indola, marca do Grupo Henkel, escolhe a VTEX para potencializar suas transações B2B digitais
Postado por Redação em 13/11/2023 em NotíciasPertencente à multinacional alemã Henkel, a marca de produtos profissionais para cabeleireiros deu mais um passo em direção à digitalização e lançou seu marketplace para multidistribuidores
Foto: Henkel
A Henkel, multinacional alemã com quase 150 anos de história, escolheu a VTEX, plataforma global de comércio digital para grandes marcas e varejistas, para revolucionar o sistema de vendas B2B da Indola, sua marca de produtos para cabeleireiros profissionais. Com isso, a marca abriu um novo canal de vendas e lançou seu marketplace multidistribuidor na Espanha e em Portugal, facilitando as transações de seus clientes cabeleireiros profissionais e ajudando na gestão das mercadorias, aproximadamente 280 SKUs de produtos.
De acordo com a Gartner, cerca de 83% dos compradores B2B preferem realizar seus pedidos ou pagar online, o que também representa uma melhor experiência do usuário. Neste contexto, o modelo de marketplace B2B não só aumenta os pedidos dos sellers, como também oferece a eles uma visibilidade no mundo digital que dificilmente conseguiriam por outros meios. “Nosso marketplace contará tanto com nossos distribuidores quanto com sellers para continuar com o mesmo modelo de negócios. A venda vai ser transferida do marketplace ao distribuidor, que será responsável pelo gerenciamento e envio. Dessa forma, lançamos uma ferramenta para ajudar nossa equipe de distribuidores e vendedores a captar os novos nativos digitais e, ao mesmo tempo, digitalizamos a marca com novos canais de venda”, explica Paula Llanet, gerente de ecommerce da Indola Professional.
Para iniciar este projeto, a Henkel teve que adotar uma nova forma de realizar transações. O marketplace da Indola foi pensado para agregar valor aos modelos tradicionais de venda através de ferramentas digitais e novas tecnologias que ajudam a aumentar a eficácia.
O conceito adotado é de apoio comercial. É claro que os canais físicos e tradicionais têm limitações de escopo em certos cenários, e o que a Indola conseguiu foi satisfazer essa demanda pendente, facilitando os processos que as lojas não conseguiam cobrir.
Um fator importante para o usuário final é a confiança que existe na marca por trás do produto. A Indola é uma referência no setor de salões de beleza profissionais, e seus produtos mais vendidos são da gama de coloração PCC. Além disso, todas as tinturas são veganas e contam com uma tecnologia inovadora.
“Como especialistas em comércio digital, entendemos as necessidades dos nossos clientes, tanto B2B quanto B2C. Estamos muito satisfeitos com a melhora que a Henkel notou com o marketplace da VTEX, e sabemos que juntos podemos fornecer as ferramentas que a empresa precisa para continuar crescendo”, explica Prakash Gurumoorthy, general manager da VTEX EMEA & APAC.
Eleita pela Henkel como parceira estratégica para modernizar suas vendas B2B, a VTEX também acaba de ser reconhecida pela Gartner como uma das melhores plataformas para administrar o comércio digital B2B e B2C na mesma plataforma.
“Posso dizer que nossa migração para a VTEX foi muito benéfica, tanto para a empresa quanto para os nossos clientes. A plataforma é intuitiva e fácil de usar, e ainda permite fazer mudanças e adaptar a loja às nossas necessidades, mesmo sem termos muitos conhecimentos técnicos”, explica Paula.
O modelo de negócios diferenciado da marca Indola buscou na VTEX um software que cumprisse os seguintes requisitos:
- Modelo de ecommerce B2B para continuar trabalhando com o modelo de vendas para outras empresas e cabeleireiros profissionais.
- Modelo de marketplace. Neste caso, em vez dos vendedores terem um só armazém centralizado com toda a mercadoria, eles mesmos podem despachar os pedidos a partir de outros locais com estoques menores.
- Preservar o know-how, o portifólio de clientes e a experiência dos distribuidores, fazendo com que a digitalização começasse por eles e os incluisse no processo desde o princípio.
- Suporte para o desenvolvimento. Uma equipe técnica que pudesse ajudar a adaptar a plataforma de maneira personalizada, para que o modelo de negócios da Indola pudesse acontecer online e sem complicações, e com um reduzido time-to-market.
- Escalabilidade. Poder fomentar o crescimento sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos sobre como aumentar o tamanho da operação. O crescimento das vendas dos distribuidores era fundamental para que este projeto fosse um sucesso, e a plataforma precisava poder suportar isso sem problemas.
Apesar do grande número de vendedores do novo marketplace, de suas barreiras administrativas e da configuração de cada um desses sellers, o novo canal foi lançado depois de apenas quatro meses de implementação, e já conta com um crescente interesse por parte dos clientes.