IBR Redutores aprimora gestão com oferta de BI
Postado por Redação em 05/10/2020 em Direto da RedaçãoEmpresa, que adotou a oferta da BIMachine, já sente maior facilidade no acesso aos dados e agilidade nas análises e assertividade na emissão de relatórios
A IBR Redutores, empresa com sede em Caxias do Sul-RS e atuação nacional, especializada na montagem e venda de motorredutores, redutores, motores e outros produtos relacionados à movimentação de máquinas e equipamentos, adotou a tecnologia da BIMachine para melhorar seus processos de gestão em áreas como faturamento, análise de desempenho comercial, avaliação de concorrência, entre outras.
De acordo com Tiago Neumann, proprietário da IBR, cerca de 60% do corpo de funcionários da empresa é focado em funções administrativas e por conta disso, precisava aprimorar os processos relacionados ao faturamento, análise de desempenho comercial, avaliação de concorrência, entre outras áreas.
“Temos um foco muito alto em gestão. Para nós, este é um ponto crucial, e por conta disso fomos ao mercado em busca de uma solução que nos auxiliasse na análise de dados para melhoria das tomadas de decisão”, afirmou o executivo.
Neste processo, a empresa optou pelo BI, e, dos fornecedores analisados para a implementação desse projeto, a empresa escolheu a adotar a oferta da BIMachine, de Lajeado-RS. Segundo Neumann, a decisão se baseou nas possibilidades de customização trazidas pelo software, que dão mais liberdade às equipes da IBR para adequarem o uso do sistema às exatas demandas da companhia.
“O BIMachine não foi o software mais barato que encontramos, mas foi o que entendemos que nos traria o melhor custo-benefício, especialmente em termos de autonomia. Com ele, temos a liberdade de customizar, fazer alterações por conta própria quando necessário, o que nos dá mais agilidade ao analisar mercados, concorrentes e outros itens, tudo com base em dashboards muito claros.”, afirmou o proprietário.
O uso do BI iniciou por análises relacionadas ao faturamento da empresa, evoluindo para o desempenho de representantes, setor de vendas, emissão de pedidos e orçamentos, financeiro, análise de inadimplência e outros indicadores da área. Mais tarde, a ideia é evoluir para a parte de produção, marketing, análise contábil e setor de qualidade.
Em poucos meses, a experiência com o BI já vem trazendo benefícios a IBR, como maior facilidade no acesso aos dados, agilidade nas análises e assertividade na emissão de relatórios.
“Hoje podemos emitir relatórios diversos e fazer comparações entre eles sem precisar de várias planilhas, várias formas de controle dos indicadores, como era antes. Antes, conseguíamos analisar um dado isoladamente, mas não podíamos fazer comparativos, análises, conjuntos. Não conseguíamos, por exemplo, ver o faturamento passado em comparação com uma previsão futura. Hoje, podemos fazer isso e o ganho estratégico é grande”, destacou Tiago Neumann.
Conforme Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, dar às empresas a capacidade de utilizar o BI de acordo com suas demandas particulares e permitir que não somente especialistas em tecnologia, mas sim usuários de áreas de negócio, possam ter acesso ao sistema e, de fato, extraírem dele os dados de que necessitam e realizarem, por meio dele, as análises que auxiliarão em suas decisões, ações e tarefas é um dos focos principais da BIMachine.
“Nisto se baseia nossa política de Empoderamento do Usuário. Para nós, é imprescindível democratizar, nas empresas, o acesso aos recursos de análise de dados, geração de insights e direcionamento de ações e decisões. Acreditamos que este seja o caminho para construir e amadurecer uma cultura de gestão orientada a dados.”, complementou Douglas.