De acordo com o estudo, 86% dos profissionais de TI dizem que a IA valorizou o seu trabalho, mas 60% acreditam que as expectativas das lideranças com a tecnologia são irreais
O estudo global AI-IT Disconnect da Salesforce, divulgado nesta quarta-feira (27), constatou que a adoção em larga escala da inteligência artificial (IA) generativa nas empresas está causando um descompasso entre as lideranças C-Level e as áreas de tecnologia da informação (TI). O estudo foi conduzido pela Salesforce entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 e a empresa ouviu 600 profissionais da área de TI, sendo 200 líderes, da Austrália, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
De acordo com o estudo, foi verificado que:
Enquanto os líderes querem cada vez mais velocidade na implementação – com o objetivo de se manter inovando, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais – as áreas de tecnologia sentem que a segurança da implementação está sendo deixada de lado.
Outro problema são as diferentes expectativas de C-Level e TI com a tecnologia:
3 em cada 5 profissionais de TI acreditam que os líderes têm expectativas irreais sobre a velocidade e agilidade da implementação de novas tecnologias.
Isso tem acontecido após a consolidação da IA generativa e seus bons resultados:
Até agora, 87% dos profissionais de TI acreditam que a IA generativa atingiu (ou mesmo excedeu) as expectativas de negócios;
86% sentem que a tecnologia fez o seu trabalho se tornar mais relevante;
E 90% dizem que a IA generativa mudou a mentalidade da sua equipe em relação à forma como as novas tecnologias são integradas e usadas.
Como resultado, a demanda da TI também aumentou:
88% afirmam que já não estão conseguindo dar suporte às solicitações relacionadas à IA e quase metade (48%) reconhece o desafio de encontrar um equilíbrio entre velocidade, valor empresarial e segurança na implementação da IA.
“As altas lideranças das empresas e suas respectivas áreas de tecnologia precisam realizar um profundo alinhamento estratégico para extrair o máximo da IA generativa. É compreensivo que as grandes vantagens da IA, como o aumento de produtividade, tornem a pressão por uma integração rápida ainda maior. Porém, é preciso encontrar um equilíbrio entre velocidade e segurança, confiabilidade e sustentabilidade no longo prazo. Integrar a tecnologia antes da concorrência – e de forma efetiva –representa uma oportunidade enorme para liderar esse caminho”, diz Gabriel Dornella, diretor de engenharia de soluções da Salesforce.
Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.