Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Holding de energia e minérios digitaliza operação para gerenciar gestão de ativos

Postado por Redação em 24/06/2020 em Mercado

Projeto da KF Participações em parceria com a Engineering prevê a implementação do SAP S/4 HANA integrado ao sistema para a gestão de ativos regulados e imobilizados, além de BPO fiscal

A KF Participações, holding especialista em leilões de transmissão de energia e atividades de mineração, escolheu a Engineering, companhia e consultoria global de Tecnologia da Informação, para ser sua parceira tecnológica na implementação de seu processo de Transformação Digital, que envolve um investimento de R$ 12 milhões, em um prazo de cinco anos. 

O projeto, que será divido em duas fases, com a primeira fase já sendo iniciada neste ano, contempla a implementação do sistema de gestão empresarial SAP S/4 HANA, integrado ao módulo customizado AIS, solução desenvolvida pela Engineering para o setor elétrico, que realiza a gestão de ativos regulados e imobilizados em serviço, atendendo às diretrizes regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), permitindo a disponibilização dos dados dos ativos para os órgãos de controle.

Além disso, o contrato também envolve o BPO Fiscal baseado na solução fiscal complementar da Engineering integrada ao S/4 HANA. Durante o projeto também serão definidas tendências, como falhas identificadas e avisadas pelo AIS para correções.

Outro fator que integra o projeto é a associação de ferramentas de gestão em campo para acompanhamento, em tempo real, da evolução da obra com o registro de imagens utilizando geoposicionamento e vinculando ao sinótico do projeto existente no Centro de Operações às rotinas que necessitam acompanhamento e rastreabilidade com atualização on-line obtendo o máximo de eficiência operacional.

“Através da experiência da Engineering em processos de negócio do setor elétrico, segmento que a empresa possui grandes clientes como Eletrobrás, todo o conhecimento e inovação será agora aproveitado pela KF Participações.”, afirmou Pedro Scarpim, diretor comercial de Utilities da Engineering.

A necessidade de investir nestas ferramentas surgiu da união das empresas KF Participações e JAAC Materiais e Serviços de Engenharia. Juntas, elas elevaram o objetivo de se enquadrar dentro dos requisitos para participar de grandes leilões de concessão junto a ANEEL. Como resultado, nasceu o consórcio KF JAAC / JAP, que venceu cinco leilões de linhas de transmissão.

As concessões, localizadas nos Estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul, Bahia e Santa Catarina, envolvem a construção, num prazo de quatro anos, de mais de mil quilômetros de linhas de transmissão e cerca de 16 subestações, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 980 milhões. Quando finalizadas, as construções continuam sob gerenciamento do consórcio por um prazo de 30 anos.

Com a implementação do SAP S/4 HANA, do módulo customizado AIS e da solução fiscal complementar DP-FISC, a operação da KF JAAC visa se tornar dinâmica e alinhada aos processos do setor elétrico.

“Ao invés de fazer uma jornada para Transformação Digital, encurtamos caminho e nascemos como uma empresa digital. Isso só é possível graças às características do nosso parceiro de tecnologia, a Engineering, que possui dimensão de multinacional e agilidade de uma startup.”, complementou Eder Soares, diretor de TI da KF Participações.

Postado por Redação em 24/06/2020 em Mercado