Grupo Tiradentes migra para a AWS com a SoftwareOne
Postado por Redação em 21/10/2024 em NotíciasEm apenas cinco meses, o Grupo Tiradentes modernizou sua infraestrutura, aliando eficiência operacional a redução de custos
O Grupo Tiradentes, um dos principais grupos educacionais do Nordeste migrou sua infraestrutura tecnológica para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), com o suporte estratégico da SoftwareOne. O projeto, concluído em apenas cinco meses, resultou em uma operação mais segura, escalável e inovadora, posicionando o grupo na vanguarda da educação digital no Brasil.
Com 62 anos de história, o Grupo Tiradentes sempre se destacou pelo pioneirismo tecnológico, sendo uma das primeiras instituições a oferecer matrículas pela Internet e a desenvolver um software de gestão educacional próprio. Chegou a ser reconhecida como universidade referência global ao disponibilizar recursos educacionais de forma digital, inaugurou o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação do Nordeste - Tiradentes Innovation Center - e, recentemente, buscava renovar sua infraestrutura tecnológica, incluindo um data center físico.
Assim, a escolha pela AWS e pela SoftwareOne foi impulsionada por três fatores-chave: segurança técnica, suporte e diferenciais agregados ao projeto. Além da migração para a nuvem, as empresas apresentaram uma proposta que contemplava benefícios estratégicos para a Universidade e Centro Universitário Tiradentes (Unit), como o oferecimento de cursos da AWS Academy, que capacitam alunos e professores com certificações gratuitas em tecnologia AWS, e a implementação de um laboratório de Alexa no Tiradentes Innovation Center, impulsionando o ecossistema de inovação da instituição.
"Com a realização de um assessment detalhado sobre a nossa infraestrutura antes do início do projeto, a SoftwareOne e a AWS nos demonstraram uma segurança técnica, além dos demais diferenciais somados ao projeto, que não tivemos na concorrência. Além disso, o relacionamento excepcional e a capacidade de entrega superaram todas as nossas expectativas", comenta Fábio Santos, Diretor de TI do Grupo Tiradentes.
Resultados
Após a conclusão da migração para a AWS, a Unit conquistou uma infraestrutura moderna e escalável, com maior eficiência operacional, redução de custos e criação de novas oportunidades educacionais e tecnológicas. A parceria com a SoftwareOne também foi fundamental para o sucesso do projeto, que incluiu não apenas a migração, mas também a implementação de serviços gerenciados para garantir a sustentação contínua do ambiente na nuvem, o que inclui monitoramento, licenciamento, governança, compliance e gestão de custos.
“Muito além da tecnologia, nosso foco é estar junto com o cliente em toda a sua jornada, principalmente para modernizar o seu ambiente e desenvolver novos projetos, e é esse valor agregado que estamos entregando para o Grupo Tiradentes”, ressalta Cleyton Leal, Líder de Serviços de Aplicativos da SoftwareOne.
Expansão
Com o sucesso do projeto, as organizações já planejam novas iniciativas, como a realização do Deep Racer, uma competição de carros autônomos que promete engajar ainda mais a comunidade acadêmica na transferência de conhecimento de forma gamificada.
Além disso, o foco é seguir apoiando a Unit a extrair os melhores benefícios de operar 100% em nuvem. “De agora em diante, vamos apoiar o Grupo Tiradentes no processo de modernização, otimização e, o mais importante, no processo de governança, a fim de promoverem cada vez mais a cultura da nuvem dentro do time interno e colherem mais vantagens para o negócio”, destaca Paulo Cunha, Diretor para o Setor Público da AWS no Brasil.
Nesse processo pós-migração, as organizações também trabalharão no desenvolvimento de novas soluções, como a IA generativa, que tende a ser uma grande aliada do setor educacional em diversas frentes, como acessibilidade dos alunos, avaliações e evasão escolar. “O objetivo é explorar novas formas de integrar tecnologia e educação, garantindo que a Unit se mantenha à frente em um cenário educacional cada vez mais competitivo e digital”, conclui o Diretor de TI do Grupo Tiradentes.