Grupo Soma adota Conecta Lá para gerar escalabilidade em marketplace
Postado por Redação em 16/06/2021 em MercadoEmpresa detentora de marcas como Animale e Farm acelera vendas digitais de lojistas de sua rede ao criar um marketplace e montar uma operação omnichannel
Um dos grupos de maior relevância no cenário nacional quando o assunto é varejo de moda, o Grupo Soma, acaba de dar um passo fundamental para a ampliação de sua estratégia de negócio com uma parceria com a Conecta Lá, uma startup de tecnologia especializada em soluções para marketplace, que desenvolveu um sistema de gestão de sellers atuante na América Latina.
O Grupo, detentor de grifes como Animale e Farm, incrementou sua operação de marketplace próprio com a nova solução tecnológica desenvolvida pela Conecta Lá, o Seller Center, ferramenta para gestão tecnológica, que auxilia no processo de escalabilidade e facilita a adesão aos seus canais de venda pelos lojistas parceiros, que adquirem as coleções dos estoques do grupo, com catálogo super selecionado.
“Quando o seller center iniciou a operação de gestão no SomaPlace, constatamos também que a contribuição teve o intuito de seguir o DNA das marcas que fazem parte dele e precisam sempre de um tratamento diferenciado e direcionado junto com os lojistas parceiros”, afirmou fernando schumacher , CEO da Conecta Lá.
De acordo com Alvaro Santiago, Coordenador de E-commerce do Grupo Soma, ainda que o SomaPlace (como o projeto é chamado) esteja em estágio inicial na companhia, os resultados já triplicaram as expectativas, e os indicadores apontam para um possível grande crescimento futuro.
“A iniciativa traz diversas vantagens de integrações e de usabilidade por meio de uma operação simples e intuitiva do portal, que permite uma rápida adaptação e centralização dos processos pelo lado das marcas que compõem o grupo, e principalmente facilitar o ingresso de clientes multimarcas. É todo um conceito novo que vai permitir para nós uma logística inédita dentro do digital, capaz de se antecipar a possíveis gargalos e trazer agilidade e consequente crescimento de vendas.”, completou o executivo.
Nesse processo, o Seller Center leva a uma desburocratização, que tem como consequência facilitar a entrada de vendedores no ambiente digital pelo marketplace do Grupo Soma. Outras vantagens que a ferramenta traz para o marketplace em transparência e usabilidade impactaram o desenvolvimento rápido de catálogo, a leitura dos produtos, informações financeiras, entre outros fluxos dentro de suas complexidades.
Havia tempos que a empresa buscava uma solução em tecnologia que ajudasse a organizar os lojistas e garantisse escalabilidade, o que foi conseguido ao avançar muito por meio de uma usabilidade, alicerçada em processos intuitivos.
“Nos auxilia muito por meio da escalabilidade das informações, da capacidade de adaptação rápida e fácil, centralização do gerenciamento das multimarcas que estão presentes no SomaPlace, o que permitiu que nos organizássemos para as vendas, que escalaram muito rápido”, afirmou Alvaro Santiago, Coordenador de E-commerce.
O Grupo Soma já está ampliando o estoque mediante à demanda e sua capilaridade.
“Também estamos realizando uma revisão do planejamento, antecipando algumas coisas que estavam programadas para os próximos trimestres, porque o projeto está grande e precisa escalar. Dentro da nossa jornada, a tecnologia surge como ponto de inovação e resultado, e não só como uma ferramenta a mais”, complementou Alvaro Santiago.
As regras de catálogo, precificação, diversidade e especificidade do projeto foram avaliadas para garantir o cumprimento de metas e aplicação da tecnologia certa, que trouxe estes resultados. O Grupo Soma é detentor de 10 marcas distintas, vinculadas ao mundo digital e que se fortalecem continuamente.