Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Grupo Sabemi otimiza gestão de RH com uso de IA

Postado por Redação em 14/07/2020 em Mercado

Grupo Sabemi registrou um aumento de 81% no autoatendimento do RH pelo Whatsapp com ferramenta de IA da Senior Sistemas

A Sabemi atua em todo o território nacional nos segmentos de seguros e serviços financeiros e iniciou o uso da Sara no Whatsapp, inteligência artificial da Senior Sistemas, entre os colaboradores em dezembro de 2019, com uma média de 150 perguntas mensais para a Sara entre janeiro e fevereiro de 2020. 

Em março, com o início da pandemia no Brasil e com grande parte dos colaboradores migrando para o formato home office, esse número cresceu para mais de 830 diálogos naquele mês, o que representou um aumento de 81% no uso da solução. Nos dois meses seguintes (abril e maio), a média de questionamentos realizados para a IA foi de 435, ou seja, 65% a mais do que os primeiros dois meses de 2020. 

“O colaborador tinha acesso às informações através de um portal, mas era necessário estar na empresa, logado em seu computador em horário de expediente. A utilização da Sara trouxe mais autonomia e agilidade para o acesso às informações, transformando a experiência das pessoas. O colaborador pode estar em qualquer lugar e pode solicitar o seu contra cheque e receber em alguns segundos. Este foi o principal ganho da utilização da Sara”, afirmou Paula Bizzi, Gerente Executiva de Recursos Humanos da Sabemi.

A Sabemi possui 497 colaboradores e sempre buscou no mercado novidades e novas ferramentas para otimizar o dia a dia da equipe e proporcionar mais produtividade. Por isso, a possibilidade de atender os profissionais que atuam na companhia em qualquer lugar e horário, levando agilidade e transparência foi determinante na aquisição da Sara. 

Paula relembrou que o lançamento do chatbot foi feito durante a convenção anual realizada no Rio de Janeiro no fim de 2019 e alguns colaboradores já começaram a utilizar naquele mesmo momento. 

“Antes da Covid a ferramenta já era bastante utilizada, mas com a pandemia vimos o uso crescer consideravelmente. Como a maior parte da empresa está em home office, os colaboradores estão buscando cada vez mais a utilização de novas tecnologias e a Sara está contribuindo muito neste momento.”, relatou.  

A Sara no Whatsapp foi apresentada ao mercado em agosto de 2019, com o objetivo de oferecer o RH no celular 24 hora por dia 7 dias da semana. Além de permitir acesso facilitado dos colaboradores sobre folha de pagamento, férias, feedbacks, etc, agora o chatbot também permite acesso dos gestores ao andamento das suas vagas. 

“O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais usadas hoje, tanto no campo profissional como na rotina pessoal. Por esta razão ter a Sara nesta plataforma, faz todo sentido com o nosso propósito de transformar a experiência e potencializar as pessoas”, declarou Ricardo Kremer, Head de Produto HCM na Senior.“Com essa aplicabilidade, gestores passam a ter acesso às vagas abertas em seus respectivos setores e também sobre o andamento do processo seletivo. É mais uma possibilidade de descentralização de informações”, complementou o executivo.  

Postado por Redação em 14/07/2020 em Mercado