Grupo PDHB adota SAP B1 com a Okser
Postado por Redação em 12/02/2025 em NotíciasA empresa comentou que com o ERP, otimizou seus processos e conquistou maior eficiência operacional
O Grupo PDHB, empresa especializada na fabricação de produtos de higiene pessoal e beleza adotou o SAP Business One com a Okser. De acordo com a empresa o intuito é conquistar resultados cada vez mais expressivos por meio da melhoria nos processos de produção.
Há 14 anos no mercado, o Grupo PDHB é formado pelas marcas: Dentemp, Powerdent e Zero Dois (bloqueadores de odores), todas fabricantes de produtos de higiene oral. Localizada no município de Santana de Parnaíba, em São Paulo, a organização conta com uma estrutura de mais de 10 mil metros quadrados, tendo cerca de 200 colaboradores e registrando um crescimento anual de 20%.
Ao iniciar as operações, a companhia utilizava um sistema focado em operações logísticas, como emissão de notas, expedição e faturamento. Com os planos de expansão do Grupo, surgiu a necessidade de adotar um sistema robusto que atendesse a todas as áreas da organização, desde a gestão financeira e produção até o controle de estoque.
Diante disso, a empresa buscou no mercado soluções que atendessem às suas necessidades. Nesse processo, encontrou o SAP Business One, como relata Fábio Miranda, sócio-diretor do Grupo PDHB. “Mesmo inicialmente o ERP da SAP se apresentando como um custo elevado para nossa realidade, decidimos apostar na ferramenta com a convicção de que nos traria resultados promissores”, afirma.
Contudo, a implementação do sistema trouxe desafios. O objetivo era atender de forma unificada todos os processos da companhia. Entretanto, a organização identificou que ainda não tinha maturidade suficiente para implementar todas as funcionalidades do software.
Foi nesse contexto que a Okser entrou em cena, como relata Sue Ellen Perrassolli, gerente contábil do Grupo PDHB. “A Okser foi a consultoria que nos mostrou o caminho para melhorias, revelando que até aquele momento utilizávamos apenas 30% da capacidade do sistema, reforçando a necessidade de revisitar todos os nossos processos. Além disso, um grande diferencial foi a participação do time de especialistas em todas as etapas, tornando-se grandes parceiros nessa jornada”, destaca.
Motivo de orgulho para Marco Vonzodas, CEO da Okser. “O projeto do Grupo PDHB foi uma importante oportunidade de levar inovação, segurança e qualidade para todos os setores da empresa. A partir dessa parceria, conseguimos apoiá-los não só na otimização de tempo, mas também na revisão de processos fabris, possibilitando um crescimento ainda mais sólido e consistente”, pontua.
Com expectativas alinhadas, a implementação do ERP ocorreu em fases. Para contribuir com a gestão de processos, inicialmente, foi realizada a migração de dados para o SAP HANA, banco de dados colunar in-memory que executa funções analíticas avançadas. Em seguida, foi implementada a gestão fabril, otimizando a capacidade produtiva e identificando oportunidades de melhoria nos processos e na utilização da mão de obra.
Ainda em parceria com a Okser, foi implementado o add-on OKSONE comissão, que permitiu classificar os produtos por categoria para diferenciar o cálculo das comissões de venda, aumentando eficiência e competitividade; e o fiscal, que trouxe uma melhoria significativa ao reduzir o tempo de atualização de alíquotas interestaduais ou IVA de três dias para poucos cliques, garantindo agilidade e conformidade tributária.
O projeto também incluiu a fase de gestão financeira e o controle das importações, permitindo que 100% dos pagamentos e retornos bancários fossem automatizados. No controle de importação, o Grupo PDHB passou a monitorar as variações cambiais e todos os processos relacionados, com todas essas funcionalidades integradas ao ERP.
Por fim, a implementação contou com o projeto de custeio por produção, fundamental para o Grupo, pois revisa os custos, controla os gastos de produção e fortalece o processo de vendas. Com isso, os representantes têm acesso a informações online em todo o território nacional.
Com esses resultados, o Grupo PDHB mantém elevadas expectativas em relação ao uso do ERP. “Todos os ganhos obtidos vieram como resultado da nossa parceria com a Okser e do empenho do nosso time. Agora, estamos cada vez mais descobrindo novas ferramentas que podemos utilizar com o SAP Business One, eliminando a necessidade de planilhas acessórias e controles paralelos. Ao consolidar todas as operações no mesmo sistema, ganhamos segurança, agilidade e, principalmente, confiança para atingir novos patamares”, conclui Miranda.