Grupo educacional reduz custos em TI com oferta hiperconvergente
Postado por Redação em 12/05/2020 em Notícias TechGrupo Bom Jesus escolheu a solução hiperconvergente da Nutanix
A Nutanix, especialista em computação em nuvem corporativa, anunciou que o Grupo Educacional Bom Jesus escolheu as soluções da companhia, para centralizar servidores e armazenamento.
O objetivo desse projeto, é alinhar o ambiente dos sistemas e aprimorar a estratégia de disaster recovery na medida em que otimizam sua infraestrutura de TI e avançam para a transformação digital.
Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!
Com sede em São Paulo, o Grupo Educacional Bom Jesus está presente em cinco estados brasileiros. Conta com cerca de seis mil funcionários e, aproximadamente, 45 mil alunos. A dimensão estrutural e o número elevado de usuários exigia uma estrutura robusta e mais de um data center, para armazenar a quantidade de dados.
Em 2017, com a necessidade de atualização da infraestrutura de TI, surgiu a parceria com a Nutanix. A infraestrutura de hiperconvergência permitiu mais agilidade, maior desempenho e elasticidade, além da possibilidade de centralizar a operação na mesma camada de rede, que antes era dividida em dois data centers. Para atender à nova demanda, foram adquiridos seis blocos Nutanix em dois data centers, 24 nós em cada, com AHV (Acropolis Hypervisor) e as aplicações Prism, Calm e File Share.
Após um ano da implementação e instalação do projeto, o Grupo educacional já conseguiu identificar os benefícios. Com a migração de todo o workload, o ganho de performance foi de 40%, e a redução de custos chegou a aproximadamente 30%. Dois storages foram desativados, aumentando o espaço no data center e reduzindo o consumo de energia também em aproximadamente 30%, ocorrendo mudanças até no sistema de refrigeração, pois o ambiente de TI passou a ter uma carga térmica muito menor.
No setor de Tecnologia da Informação, geralmente as atuações são bem separadas. No entanto, com a solução da Nutanix de hiperconvergência de infraestrutura, armazenamento, computação e rede atuam juntas.
“É agilidade em todos os sentidos, pois com mais profissionais envolvidos há mais ideias e os processos ganham mais velocidade. Ou seja: é uma inovação bastante vanguardista.”, afirmou Maurício Ortiz, coordenador de Operações de TI do Grupo Educacional Bom Jesus.
Fases da implementação
- 1.ª fase: Migração e adaptação
- 2.ª fase: Atender à demanda - Aquisição de mais três blocos
- 3.ª fase: Previsão de expansão – Aquisição de mais dois blocos
Marcelo Bardi, CIO do Grupo Bom Jesus, comentou que, com a solução apresentada pela Nutanix, é possível prever algumas ações com mais antecedência, o que faz aumentar o nível de assertividade. “A Nutanix conseguiu desenvolver uma solução dinâmica e segura, que atende à demanda do Grupo de maneira rápida, prática, simples e direta. É fácil de acoplar e demora menos tempo para adicionar caso a demanda indique essa necessidade”, explicou o executivo.