Grupo de concessionárias agrícolas otimiza operação com software ERP
Postado por Redação em 08/07/2020 em MercadoGrupo Tracan adotou SAP S/4Hana, com o suporte da Focus IT
A Tracan, grupo de concessionárias e revendedora mundial de maquinários agrícolas da marca Case IH, identificou a necessidade de atualizar o seu software de gestão e adotou o SAP S/4Hana para digitalizar sua operação.
O projeto de implementação, que foi liderado pela Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP e fornecimento de soluções complementares, trouxe à Tracan a condição de oferecer soluções mais rápidas e customizadas de serviços, que muitas vezes ocorre no próprio campo, reduzindo o tempo de execução.
Além disso, o sistema proporcionará um programa preventivo de conservação das máquinas, por meio do uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, reduzindo as paradas principalmente durante a safra. De acordo com Anderson Rocha, gerente de planejamento e estratégia do Grupo Tracan, a expectativa é reduzir pela metade o tempo de manutenção e evitar a parada de máquinas no campo.
As ferramentas de manutenção, hoje todas computadorizadas, terão interface com o S/4Hana, que extrai os dados e aponta numa ordem de serviço o problema que recebeu atendimento, as horas gastas com o serviço e o nível de desgaste das peças e do consumo de lubrificantes, registrando eletronicamente quando será necessário realizar o reparo. Automaticamente, o sistema vai emitir um alerta para que a peça esteja disponível no tempo agendado para a manutenção, além de programar a alocação do especialista que fará o serviço.
“Com esse conjunto de informações, conseguimos ter previsibilidade do serviço e se teremos lucro ou prejuízo, possibilitando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, promovendo uma gestão proativa do nosso negócio. Antes, tudo isso dependia do preenchimento de planilhas e a atualização no sistema demorava, acarretando atraso nos pedidos de peças e, consequentemente no atendimento ao cliente e no faturamento.”, explicou Anderson Rocha.
Os próximos passos da Tracan, de acordo com Anderson Rocha, é entregar mais mobilidade aos usuários por meio do recurso do SAP Fiori, além de expandir o uso da integração pelas áreas de produção e atendimento ao cliente para as outras, como Recursos Humanos e CRM (Customer Relationship Management).