Grupo Chiacchio otimiza processos e reduz custos com tecnologia WMS da Sankhya
Postado porRedação
em 11/06/2013 em MercadoO Grupo Chiacchio (foto Complexo industrial), que detém três empresas nas áreas de plásticos e tubos, embalagens e descartáveis, adquiriu...
O Grupo Chiacchio (foto Complexo industrial), que detém três empresas nas áreas de plásticos e tubos, embalagens e descartáveis, adquiriu recentemente a solução WMS da Sankhya para otimizar a gestão de seu armazém. A intenção da empresa era aprimorar sua eficiência logística com o sistema da provedora de soluções em gestão empresarial, ganhando mais tempo e reduzindo custos no transporte das mercadorias. O sistema foi compartilhado entre as três empresas do grupo: Chiacchio Embalagens, Plaschio e Cesbap.
A solução WMS faz o acompanhamento integral, do momento em que o produto chega ao armazém até sua distribuição. Após a nota de entrada da carga, o sistema gera todas as etapas, que compreendem endereçamento, arma-zenagem, separação, conferência e faturamento. O gerente administrativo do Grupo Chiacchio, Agnaldo Alves Cordeiro, destaca os benefícios que a solução da Sankhya trouxe à companhia. ?Após o sistema, implantado em maio de 2009, foi possível reduzir custos no transporte das mercadorias, o que tem impactado diretamente o resultado do Grupo e, também, beneficiado o consumidor final?, revela o executivo.
?A Sankhya apostou no desenvolvimento de seus sistemas com a tecnologia Web para garantir alta performance e segurança e atender com competência as necessidades do mercado atacadista distribuidor. O BI Móvel, por exemplo, é uma solução exclusiva criada pela Sankhya para fazer a gestão estratégica com total mobilidade por meio de celular, smartphones, etc. O mais interessante é que a informação chega ao gestor ou usuário, evitando o trabalho de busca, esquecimento e falta de tempo para acessá-las?, afirma Calixto, da Sankhya.
Cordeiro, do Grupo Chiacchio, também explica por qual motivo a companhia procurou novamente a Sankhya, que é parceira do Grupo Chiacchio desde antes da contratação do WMS. ?O sistema gerencia nossos estoques de produtos acabados e matérias-primas, então é utilizado em nossa operação logística, fazendo uma ponte com nosso sistema de produção. A implementação do WMS no Centro de Distribuição da Chiacchio foi parte do projeto de uso do ERP da Sankhya, que está presente desde 2008 também nas outras áreas administrativas da empresa?, afirma o gerente administrativo do Grupo Chiacchio.
A decisão de modificar a estrutura da companhia e investir no WMS foi tomada para reduzir eventuais perdas por tempo de armazenamento. De acordo com o Grupo Chiacchio, a solução permite que a empresa trabalhe com o conceito FIFO (First In, First Out), que garante que os produtos que ingressaram primeiro no Centro de Distribuição sejam enviados de forma preferencial. Como é integrado ao ERP da Sankhya, o sistema também vem sendo importante para controle de produção das indústrias do Grupo, já que os gerentes podem acompanhar em tempo real os níveis de estoque, e assim equilibrar a produção para que determinado produto esteja sempre disponível para distribuição.
A gestão compartilhada dos produtos sempre esteve entre as prioridades. ?Alguns de nossos produtos são volumosos, mas de baixo valor, o que fazia com que o custo do frete praticamente inviabilizasse sua distribuição para determinadas regiões. O sistema vem nos permitindo ter as informações necessárias para montar cargas mistas, inclusive indicando a melhor rota e o valor de frete ideal de acordo com o volume das mercadorias. Isso gera ganhos representativos?.
Implantação
Calixto explica de que maneira foi feita a execução do projeto WMS no Grupo Chiacchio. Para o sistema funcionar bem e com todas as suas características, a provedora fez alguns estudos e adotou medidas que estão sendo seguidas até hoje. O grupo também contratou uma consultoria para ajudar a implantar a solução. ?Na implantação do WMS do grupo, tivemos de levar em consideração a particularidade de que os produtos, em peças, precisam ser pesados, porque a venda é por quilo. Além disso, pelo fato de o grupo ser formado por várias empresas, determinados produtos, por restrição legislativa sanitária, não poderiam ser armazenados próximos uns dos outros. Então, as áreas tiveram que ser muito bem consideradas e o planejamento do armazém teve que ser feito de maneira muito bem estruturada?, explica o presidente da Sankhya.
Além disso, foi necessário investir em estrutura, como a criação de um galpão inteiro para o Grupo Chiacchio operar com o WMS da Sankhya. O executivo da desenvolvedora da solução classifica todo este investimento como fundamental para o crescimento não apenas econômico das empresas, mas organizacional também.
Fonte : Assessoria de Imprensa SANKHYA
Redação
em 11/06/2013 em Mercado