Google integra Gmail, Chat e Meet para aprimorar trabalho
Postado por Redação em 20/07/2020 em Notícias TechA união dos recursos acontece em uma ferramenta chamada Rooms, que permite adicionar colegas de equipe dentro de projetos de médio ou longo prazo
O Google Cloud, anunciou o lançamento de uma área de trabalho integrada, que vai reunir as principais ferramentas da plataforma G Suite, para otimizar videoconferências, bate-papos e e-mails, bem como o manuseio de arquivos e tarefas, entre outras funcionalidades.
O objetivo dessa iniciativa, é auxiliar os clientes no aproveitamento máximo de seu tempo no trabalho. Além de uma maior integração, essa interface também vai possibilitar que Gmail, Google Chat e o Google Meet trabalhem de forma conjunta, unindo recursos aprimorados de colaboração, navegação contínua e pesquisa.
O novo design, que está presente em dispositivos móveis e computadores, vai dar aos usuários uma melhor interoperabilidade dento das soluções Google. Na prática, será possível, por exemplo, encaminhar uma mensagem de um bate-papo ou do chat, para a sua caixa de entrada, sendo possível editar, na mesma página, um arquivo que está sendo mencionado em uma reunião.
Dentre as novas funcionalidades, a G Suite destacou o foco e a priorização, como a capacidade de fixar as salas mais importantes para facilitar sua localização, acesso e avisos como "Não perturbe" ou Fora do escritório", para indicar quando o usuário necessite de foco. Os usuários também passam a poder acessar aplicativos de terceiros, como Salesforce, DocuSign e Trello, por meio do Gmail, bate-papo ou salas, possibilitando que obtenham atualizações e executem ações dentro de qualquer tipo de conversa.
Já com relação à segurança, além de implementar dentro do chat os mesmos controles anti-phishing que já existem no Gmail, a G Suite anunciou novas funcionalidades no Meet, para que os anfitriões possam autorizar o acesso de vídeochamadas, além de fornecer diferentes permissões de acesso para os participantes. De acordo com a companhia as novidades vão chegar primeiramente para alguns clientes, mas a empresa garante que, antes do final do ano, todos os usuários terão acesso às atualizações.