Google Cloud anuncia nova operação em Santiago
Postado por Redação em 06/12/2021 em Notícias TechEm conjunto com a de São Paulo, inaugurada em 2017, a região trará uma infraestrutura aberta e escalável, possibilitando que organizações se beneficiem da nuvem
O Google Cloud anunciou o início de sua nova operação em Santiago, capital do Chile, e segunda na América do Sul com infraestrutura global.
Em conjunto com a de São Paulo, inaugurada em 2017, a região trará uma infraestrutura aberta e escalável, possibilitando que organizações se beneficiem da nuvem. A nova instalação contará com três zonas que representam conjuntos de recursos computacionais, além de cinco cabos submarinos.
A companhia oferecerá serviços como Compute Engine, Google Kubernetes Engine, Cloud SQL, Cloud Storage, Cloud Spanner, Cloud Bigtable e BigQuery. O início das operações em Santiago traz para as organizações brasileiras uma segunda alternativa para rodar suas cargas de trabalho com baixo índice de atraso e uma maior cobertura de infraestrutura de TI contra o disaster recovery.
A Global Load Balancer, uma ferramenta de balanceamento de carga escalável no Google Cloud Plataform, permite a distribuição de cargas de trabalho entre Brasil e Chile, enviando uma requisição para a região mais próxima e obtendo uma resposta mais eficaz na aplicação.
A empresa anunciou em junho deste ano o cabo submarino Firmina, que saí da costa leste dos Estados Unidos para Las Toninas (Argentina), tendo estações de pouso na Praia Grande (São Paulo) e Punta Del Este (Uruguai). Esse será o maior cabo submarino do mundo e tem previsão de começar a operar em 2023.
Região do Google Cloud
Diferentemente dos data centers do Google, dedicados ao processamento de aplicações de serviços como YouTube, Gmail e Google Docs, uma região do Google Cloud é uma infraestrutura dedicada aos serviços de nuvem como armazenamento e plataformas.
Foto: Reprodução