Gomes da Costa implanta BI com Sonda IT
Postado porRedação
em 20/09/2013 em MercadoVisando obter diferenciais competitivos em seu negócio e criar um modelo corporativo de gestão, tornando o gerenciamento mais rápido e...
Visando obter diferenciais competitivos em seu negócio e criar um modelo corporativo de gestão, tornando o gerenciamento mais rápido e preciso, a Gomes da Costa, indústria de conservas de pescado, vem realizando nos últimos anos diversos projetos de inteligência de negócio, todos interligados. A última fase deste processo está sendo realizado agora e envolve a finalização do seu plano diretor, a atualização do SAP Business Objetcts e a criação de mais visões de negócio através de dispositivos de mobilidade.
Para isso, a companhia contratou a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas, SAP e Serviços de TI, que desenvolveu um plano diretor de Business Intelligence através de um roadmap corporativo de longo prazo, composto por diversos projetos com rápida implementação e resultados tangíveis.
Em 2010, quando a Gomes da Costa adquiriu duas soluções da SAP, o SAP Strategy Management (SSM) e o SAP Business Planning and Consolidation (BPC), foi possível sistematizar e amadurecer os processos estratégicos e orçamentários da empresa que, até então, eram elaborados em planilhas de Excel. Este projeto proporcionou o controle e avaliação do desempenho organizacional através de um mapa estratégico visualmente atrativo. O plano de comunicação, por exemplo, ficou automatizado, providência que permitiu à companhia o acompanhamento da evolução dos objetivos de seus planos e respectivos indicadores de desempenho.
Após esses projetos, já em 2012, em vista da complexidade do processo de planejamento orçamentário, a Gomes da Costa necessitava de um suporte na ferramenta BPC durante o período de fechamento, e também da automatização dos dashboards (painéis de controle) desenvolvidos internamente pela área de planejamento. Diante deste cenário, a Sonda IT, em função do seu portfólio de consultores capacitados e com as competências essenciais exigidas pelo cliente, foi acionada pela Gomes da Costa.
Neste momento, nasceu o projeto de upgrade do SAP Business Objects e Sistematização de Dashboards, que automatizou as informações comerciais de custos, produção, e de despesas da área de Planejamento. ?Agora a informação é disponibilizada de forma rápida e segura através de painéis interativos, além das análises serem realizadas em dispositivos móveis, utilizando aplicativos da SAP?, confirma o gerente de controladoria da Gomes da Costa, Wilrobson Bassiano.
Segundo o gerente de informática da Gomes da Costa, Aparício Nunes, a automatização dos dados obtidos dos sistemas legados diminuiu o tempo na geração da informação pelo usuário e aumentou o tempo de análise dos resultados. ?Conseguimos uma interface interativa da solução, o que proporciona a autonomia do usuário na geração da informação. Antes deste projeto, trabalhávamos com cerca de 150 slides de análises de informações financeiras. Agora este número foi reduzido a cinco?, comemora Nunes.
Para o diretor de BI da Sonda IT, Eduardo Pugliesi, este projeto trouxe três principais benefícios a Gomes da Costa: agilidade na captura da informação gerencial para tomada de decisão, acesso à informação centralizada através do portal e dos dispositivos móveis e apresentação dos dados através de ferramentas interativas e de fácil manuseio. ?Esse é um exemplo da evolução de maturidade em conceitos de gestão de uma empresa, utilizando o Business Intelligence como meio de alcançar o crescimento do negócio?, comenta Pugliesi.
Para Sandra Vaz, vice-presidente de Vendas, Ecossistema e Canais da SAP Southern Latin America (SoLA) ?as soluções da SAP atendem às demandas da Gomes da Costa por integração de processos e ganho de eficiência. Além disso, permitem à companhia uma gestão muito mais centralizada, econômica e simplificada da TI em geral, contribuindo para que a expansão dos negócios?.
A Sonda IT acaba de finalizar a quarta etapa do projeto de upgrade do SAP BO cronograma a realização da migração para a última verão, o SAP BPC 10, assim como as melhorias dos painéis de planejamento e as novas demandas das áreas de supply chain, além da extensão do BPC às demais empresas do grupo, este último previsto para 2014.
Fonte : Assessoria de Imprensa SONDA IT
Redação
em 20/09/2013 em Mercado