Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Fulltime otimiza plataforma de rastreamento de frotas com oferta em nuvem

Postado por Redação em 28/09/2020 em Notícias Tech

Companhia de monitoramento e rastreamento de frotas contou com o suporte da Mandic Cloud Solutions para esse projeto

Os registros fornecem informações sobre o nível de combustível, aceleração máxima, distância e perímetros percorridos, entre outros indicadores. Ao todo, a Fulltime conta com 150 mil equipamentos instalados em 32 países.

A Fulltime, empresa de soluções de monitoramento e rastreamento de frotas para o mercado B2B, contou com a ajuda da Mandic Cloud Solutions, especialista em gerenciamento de cloud e DevOps na América Latina, para redefinir a hospedagem de dados de sua plataforma Fulltrack.

O projeto, iniciado em 2019, contou com consultoria, implantação, migração e sustentação (metodologia CIMS), do ambiente de nuvem pela Mandic e resultou na redução de 60% dos custos e ganho de 63% em agilidade na performance da Fulltime.

Com mais de 10 anos no mercado e clientes em toda a América Latina, a companhia oferece dispositivos e softwares para empresas rastreadoras de veículos. Seus mais de 3 mil parceiros atuam na venda de seus respectivos serviços aliados à plataforma Fulltrack, responsável por gerar os relatórios sobre o veículo pela Fulltime (visão geral), pelo parceiro (visão geral de seus clientes) e pelo cliente final.

Os registros fornecem informações sobre o nível de combustível, aceleração máxima, distância e perímetros percorridos, entre outros indicadores. Ao todo, a Fulltime conta com 150 mil equipamentos instalados em 32 países.

No último ano, com crescimento exponencial do número veículos rastreados, a companhia necessitava de um ambiente de dados para suportar o aumento das demandas e melhorar a entrega de serviços (SLA) e a análise de dados. A companhia utilizava serviços de infraestrutura da Amazon Web Services (AWS), que não tinham mais compatibilidade com o aumento de 4 a 5 mil equipamentos instalados por mês, com 2 a 4 mil inputs por segundo no banco de dados.

Além disso, no ambiente anterior, os parceiros precisavam abrir um chamado de forma manual para o time de suporte técnico da Fulltime quando precisavam gerar relatórios para o cliente final com período de análise superior a 3 meses. Processo que, segundo a empresa, gerava desgaste no relacionamento e impedia o trabalho do time de negócios da Fulltime no foco de suas ofertas.

Por conta disso, a companhia demandava uma solução que lhe oferecesse mão-de-obra especializada, infraestrutura de qualidade e licenciamento dos produtos. Assim, a empresa encontrou na consultoria da Mandic Cloud Solutions a resposta para esses desafios. Em seu diagnóstico, a Mandic identificou que os serviços de nuvem da AWS contratados pela empresa precisavam ser revistos.

“Trabalhamos com a Fulltime em uma visão mais voltada para software como serviço (software as a service - SaaS), a fim de automatizar processos e concentrar esforços em seus objetivos de negócio.  Aproveitamos os serviços de dados serverless na AWS para ter uma maior flexibilidade e elasticidade no ambiente, e reduzir a complexidade de administração e os custos de operação”, lembrou Alexandre Martinez, vice-presidente de Negócios da Mandic Cloud Solutions.

Dessa forma, a Mandic trabalhou na construção de uma arquitetura para a migração do ambiente de produção da Fulltime, do qual é responsável pela sustentação.

O novo ambiente conta com uma plataforma de computação sem servidor e orientada a eventos do sistema (AWS Lambda) e é integrada a serviços como: AWS Glue e Amazon Kinesis Data Firehose (garantem estrutura e organização das informações); bancos de dados (Amazon Redshift e Amazon Redshift Spectrum - para dados mais recentes ou mais antigos); Amazon S3, Simple Storage Service, e Amazon S3 Glacier (para armazenamento de objetos e arquivos); Amazon CloudWatch (para monitoração e geração de alertas); Amazon Simple Notification Service (SNS) (para mensagens de notificação);  e Amazon Elasticsearch Service (para identificação de tendências, insights e melhoria de performance).

No modelo, o banco de dados é gerenciado pela própria AWS e o sistema gera um fluxo de informações que auxiliam na tomada de decisão.

“Agora, os relatórios são gerados de maneira assíncrona em um intervalo definido pelo cliente. O formado sob demanda nos ajuda a melhorar a experiência e engajamento em relação aos produtos da empresa e otimiza nossa performance para atender às demandas crescentes”, afirmou Fernando Machado, gerente de Infraestrutura da Fulltime.

A perspectiva da Fulltime é que, neste modelo, a análise ROI seja mais abrangente, pois o time gestor pode sair do foco operacional para se dedicar a estratégias de negócios da empresa.

 

 

Postado por Redação em 28/09/2020 em Notícias Tech