'Fórmula E' amplia parceria com Google Cloud e firma novo acordo
Postado por Redação em 09/01/2025 em Notícias TechAs tecnologias de IA generativas do Google Cloud permitirão série de inovações, desde a revolução do feedback dos pilotos até a criação de experiências hiper-personalizadas para os fãs
O Google Cloud e a Fórmula E anunciaram na última quarta-feira (08) uma nova parceria plurianual de IA e tecnologia, que terá início com a inovadora era GEN3 Evo. Como parte da aliança, o Google Cloud será parceiro oficial de serviços de tecnologia em nuvem e parceiro oficial de segurança em nuvem da Fórmula E.
O anúncio se baseia no recente sucesso da Fórmula E na migração dos seus dados para o Google Cloud e do trabalho colaborativo de funcionários para o Google Workspace. Agora, no âmbito da parceria ampliada, a Fórmula E irá melhorar ainda mais as suas capacidades com série de iniciativas, incluindo:
Aumentar o desempenho com IA generativa: a plataforma de IA pronta para empresas do Google Cloud, a Vertex AI, e os modelos Gemini ajudarão a revolucionar a análise do desempenho dos pilotos, fornecendo informações personalizadas e feedback em tempo real para capacitar tanto os veteranos como os pilotos em ascensão. Dados transformacionais ajudarão a melhorar as competências dos pilotos e o acesso a treinamentos de alto nível, resumindo grande quantidade de dados sobre carros e pistas que podem embasar estilo de corrida do piloto e estratégias de pneus e uso de energia.
Aprofundar o envolvimento dos fãs: além da pista de corridas, a plataforma de dados unificada e preparada para IA do Google Cloud, o BigQuery, pode se ligar aos sistemas de CRM da Fórmula E para gerar experiências hiper-personalizadas para fãs ou fornecer uma plataforma para obter informações mais aprofundadas sobre as previsões de corridas para gráficos televisivos. Os fãs também poderão interagir com todos os tipos de dados, incluindo vídeo, telemetria dos carros e redes sociais.
Melhoria da cibersegurança: a Google Cloud fornecerá medidas de segurança avançadas, incluindo informações sobre ameaças, resposta a incidentes e operações de segurança para proteger os dados e as operações essenciais da Fórmula E no seu ambiente de nuvem.
Expansão do inovador projeto GENBETA: a parceria também terá uma maior integração com o inovador projeto GENBETA da Fórmula E, em que as duas organizações continuam a ampliar os limites da segurança, de desempenho, da inovação e da sustentabilidade no automobilismo.
Jeff Dodds, Diretor Executivo da Fórmula E, afirmou: “É com grande entusiasmo que anunciamos uma parceria plurianual reforçada com o Google Cloud, que não só aumentará as nossas capacidades tecnológicas, como também reforçará o nosso crescimento e evolução como competição. A parceria com uma das empresas mais visionárias do mundo vai permitir uma mudança radical na forma como podemos continuar a produzir algumas das corridas mais emocionantes e inovadoras do mundo. Com base nos sucessos anteriores e nos recordes mundiais do projeto de inovação GENBETA, a nova tecnologia e as soluções desenvolvidas em conjunto com o Google Cloud irão melhorar ainda mais o desempenho e o potencial dos nossos carros de corrida, proporcionando aos nossos fãs corridas ainda mais rápidas, mais competitivas e mais cheias de ação. Com o crescimento contínuo da série e uma base de fãs cada vez maior, de quase 400 milhões de pessoas, não é surpresa que o nosso novo e duradouro portfólio de parceiros esteja a ver um valor crescente numa das categorias esportivas mais inovadoras e de rápido crescimento do planeta”.
Tara Brady, Presidente do Google Cloud EMEA, disse: “Com as ferramentas de IA do Google Cloud e a análise avançada de dados, incluindo a nossa plataforma Vertex AI e os modelos Gemini, estamos a ajudar a Fórmula E a impulsionar a inovação no automobilismo. Juntos, vamos ultrapassar os limites das corridas sustentáveis, redefinindo o que é possível dentro e fora da pista”.
A parceria ampliada Google Cloud/Fórmula E é construída sobre sólida base de colaboração entre as duas organizações. O Google Cloud apoiou a Fórmula E na obtenção do recorde mundial do Guinness de maior velocidade terrestre em ambiente fechado (218,7 km/h) com o piloto inglês Jake Hughes (então na NEOM McLaren) no carro GENBETA, em julho de 2023; o recorde mundial do Guinness para o maior número de participantes numa hackathon de IA generativa presencial, com 1.130 pessoas envolvidas; e a quebra do benchmark da FIA com a piloto saudita Reem Al Aboud, ao acelerar de 0-100 km/h em apenas 2,49 s no carro GENBETA, em março de 2024.