Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Foco, planejamento e observância: os caminhos para maximizar a tecnologia

Postado por Fernando Brolo, Sales Partner na logithink em 13/05/2022 em Artigos

Todas as companhias têm a expansão de suas operações como um dos seus principais objetivos a curto e longo prazo. Em razão disso, os executivos estão sempre em busca de ferramentas tecnológicas que os ajudem a promover um ambiente de trabalho inovador e capaz de potencializar a rotina de trabalho das equipes.

Esse processo tem sido crucial para o avanço da transformação digital. Neste sentido, investir no digital é uma das principais estratégias utilizadas pelas instituições para maximizarem seus resultados. Além disso, esse novo dia a dia de atividades tem gerado maior proximidade entre os clientes e empresas.

No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a digitalização de demandas e processos não ocorre de forma simples e, muito menos, com resultados garantidos. Os benefícios proporcionados pelo uso da tecnologia são nítidos, mas a complexidade inerente a esse instrumento pode impactar negativamente no seu desempenho, se mal utilizado.

Portanto, é de suma importância que as empresas operem sempre em um ambiente atualizado, sendo também imprescindível o olhar clínico de um gestor para toda a operação. Assim, vale destacar o seguinte questionamento: sua companhia tem conduzido a mudança com a atenção requerida?

Liderança aproximada e coesa

Uma ação elementar na implementação de um processo de transformação digital é o estabelecimento de uma nova cultura organizacional, apoiada totalmente na tecnologia. Para isso, é necessário efetuar um gerenciamento com foco na reestruturação, sendo que o líder é o principal responsável por envolver a sua equipe de profissionais em toda a execução.

Seja por meio de novos treinamentos ou da implementação gradativa, o fato é que toda e qualquer inovação deve começar pelos gestores. Assim, a liderança deve assumir o comando desses processos e conduzir as equipes durante a jornada de transformação.

Neste sentido, para obter o sucesso desejado, o investimento deve ser feito de forma diversificada, sem concentrar esforços apenas em ferramentas tecnológicas, mas também em planejamento e gestão de pessoas. Esses são os responsáveis diretos pelo manejo das soluções no dia a dia.

Portanto, não adianta ter os melhores produtos do mercado se não contar com colaboradores alinhados aos objetivos do seu negócio. Sendo assim, a mentoria efetuada deve ter como foco o estreitamento da relação entre o capital humano e esse novo mecanismo.

Análise de resultados para realizar ajustes

Como citado anteriormente, apenas a implementação de soluções automatizadas não garante que as empresas alcançarão os resultados almejados. Isso fica evidente, pois, segundo pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, 70% das transformações digitais não são concluídas com sucesso.

Assim, é necessário a adoção de outras ações complementares, como o desenvolvimento da cultura de implantação e análise de indicadores, que proporciona mais segurança durante a adaptação a esse novo ambiente. As informações referentes a essa nova etapa são essenciais para mapear o desempenho de qualquer método ou equipamento que esteja presente na rotina de trabalho.

Posto isso, o uso da tecnologia na análise das informações proporciona um ganho estratégico, uma vez que, por meio desse recurso, as revisões são mais precisas e muito valiosas. Devido à complexidade dessa ação, muitos executivos não realizam ajustes pontuais para maximizar os resultados, diminuindo a assertividade na tomada de decisão. Sem dúvidas, isso é um equívoco comum na esfera empresarial, que acaba custando a perda de um amplo investimento e, para muitos, a conclusão de um projeto efetivo de digitalização.

De tal modo, fica evidente que a transformação digital requer desde o início um comprometimento com o resultado, que só é possível como uma gestão totalmente focada na sua implementação, analisando seus indicadores e o comprometimento dos colaboradores, pois, devido a essa grande complexidade, o papel do líder é fundamental para guiar a sua equipe e se atentar a pontos específicos, efetuando um gerenciamento que diminui os riscos durante cada etapa.

Foto: Fernando Brolo, Sales Partner na logithink

Postado por Fernando Brolo, Sales Partner na logithink em 13/05/2022 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.