Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Fabricante de software migra para nuvem

Postado por

Daniela Quintana

em 04/08/2017 em Mercado Infra

Compartilhar:

Segundo a companhia, uma das razões para a escolha foi justamente o fato de a plataforma ter permitido à Digitalcomm...

Segundo a companhia, uma das razões para a escolha foi justamente o fato de a plataforma ter permitido à Digitalcomm acabar com o problema de hospedar a solução DCLOGG em diferentes nuvens a cada novo cliente conquistado. Outro aspecto que pesou a favor da decisão foi a possibilidade de configurar a nuvem dinamicamente, seja sob o ponto de vista de processamento, tráfego ou rede. Estes fatores, mais o fato de o UOLDiveo ser uma empresa 100% nacional e com atendimento local, contribuiram para a escolha.

Fundada em 2007, a Digitalcomm nasceu com o objetivo de desenvolver soluções de tecnologia e prestar serviços de consultoria de TI ao mercado corporativo. Ao longo de uma década de operação, a empresa tornou-se referência em suas três principais linhas de negócio: soluções SAP, soluções CA Technologies e soluções para o mercado de transportes e logística.

?Nos últimos quatro anos, acumulamos vários contratos com diferentes fornecedores em nuvem e isso foi se tornando complexo. Há um ano, decidimos consolidar nossas ofertas em um único fornecedor?, lembra Rodrigo Barbosa, fundador da Digitalcomm. Inicialmente, a companhia avaliou a aquisição de uma infraestrutura para a realização de colo cátion, mas a ideia foi deixada de lado diante da possibilidade de se utilizar a plataforma OpenStack como serviço.

Barbosa comenta que, ao pesquisar no mercado as opções para a consolidação de suas ofertas, ficou impressionado com as possibilidades de gerenciamento oferecidas pela plataforma OpenStack, baseada em tecnologia Intel. ?Foi o que mais nos chamou a atenção. A tecnologia nos permite usar recursos que vão muito além do desempenho das máquinas?, ressalta, citando como exemplo a possibilidade de criar redes privadas e subnets e de fazer o balanceamento de carga de seus servidores sem a necessidade de acionar o suporte. ?O gerenciamento foi o principal fator para a escolha da tecnologia. Para nós, o OpenStack caiu como uma luva?, diz.

?A partir desse momento precisávamos procurar um fornecedor. Nós já tínhamos uma relação de anos com o UOLDiveo por conta de um cliente comum. Como o relacionamento era muito bom, nós os procuramos e vimos que eles poderiam nos atender?, lembra.

O contrato com o UOLDiveo foi fechado em 2016. Barbosa lembra que, nos primeiros três meses, não levou nenhuma operação para a nova nuvem. O período foi utilizado para que sua equipe tomasse conhecimento da nova plataforma. Após isso, migrou a primeira operação a qual foram seguidas por mais duas operações de grande porte. ?Em todas elas a resposta foi muito boa, o que nos permitiu começar a utilizar cada vez mais recursos da nova plataforma?, lembra.

Agora a Digitalcomm prepara a migração de seus demais clientes, que será feita à medida que vencerem os contratos com seus atuais fornecedores de nuvem. ?Venceu o contrato, migramos para a nuvem OpenStack?, ressalta Barbosa.

?No caso da Digitalcomm, a plataforma OpenStack atendia a todos os requisitos do cliente, por isso não tínhamos dúvida de que uma única nuvem era a solução que eles precisavam?, afirma Luiz Vianna, diretor de marketing e alianças estratégicas do UOLDiveo.

Para a oferta de nuvens baseadas na plataforma OpenStack, o UOLDiveo conta com a parceria da Intel. Com essa parceria, empresa desenvolveu uma estrutura de nuvem baseada em OpenStack e com solução de traje desenvolvida sobre Esses Intel e Cepa, solução de armazenamento definida por software.

Barbosa diz que o crescimento da Digitalcomm não se dará somente por conta das migrações dos clientes da companhia. Ele comenta que, a partir do ano que vem, a companhia deve migrar também sua estrutura (sistema de gestão, sistema de abertura de chamados, e-mail etc.) para a nuvem UOLDiveo. ?Vou migrar todo o ERP porque o OpenStack me permite segregá-lo em uma sobree separada. Isso a plataforma nos entrega muito bem.?

Todo o processo de mudança para a nuvem baseada em OpenStack deve representar um investimento de US$ 150 mil nos próximos três anos, ao final dos quais toda a estrutura da empresa deverá estar na nova nuvem. Barbosa lembra que a aposta está lastreada nos resultados obtidos até aqui.

?Em uma sobrecarga, por exemplo, conseguimos rapidamente subir uma nova máquina sem a necessidade de abrir chamados ou comprar novos produtos. Isso é fantástico?, comemora, lembrando que, em um ano na nova plataforma, não houve registro de nenhum incidente.  Outro benefício destacado por Barbosa foi a escalabilidade conquistada.

?Melhorou muito o nosso nível de serviço. Poder escalar e atender novos clientes rapidamente e de forma simples agora é um diferencial de nosso negócio?, diz. Outro fator destacado é o nível de automação oferecido pela plataforma OpenStack do UOLDIVEO, que permite subir uma nova máquina ou realizar atualizações sem qualquer impacto na operação. ?Para os nossos clientes, a sensação é de que eliminamos as paradas programadas. Isso porque a OpenStack permite fazer a gestão de atualizações sem paradas?, ressalta.

Fonte Redação

Postado por

Daniela Quintana

em 04/08/2017 em Mercado Infra

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.