Existe momento certo para atualizar o banco de dados? Entenda como isso impacta no seu negócio
Postado porMarcos Roig
em 15/05/2018 em ArtigosDessa forma, a companhia pode definir seu público-alvo, analisar a expansão de forma estratégica e, principalmente, ter um contato direto...
Dessa forma, a companhia pode definir seu público-alvo, analisar a expansão de forma estratégica e, principalmente, ter um contato direto com os consumidores, já que, sem eles, novas vendas não são possíveis.
Com a falta de insumos do database, é comum que haja a dificuldade em contatar os clientes. Como consequência, os resultados em ações de comunicação ou prospecção tendem a ser insatisfatórios. Em ações de cobrança, o prejuízo é ainda maior, devido à impossibilidade de contato, pois além de não ter o retorno, existe o custo com toda a operação e estrutura.
Para evitar esse tipo de intercorrência, a base de dados deve ser revisada pelo menos uma vez por ano, visto que é tempo suficiente para que os clientes tenham mudado de endereço, telefone, e-mail ou possuam algum novo detalhe de perfil. Porém, vale ressaltar que isso varia muito de negócio para negócio, precisando ser considerado qual o impacto do contato com os consumidores no resultado final.
Além da manutenção das informações, é preciso padronizá-las, visto que uma coleta incompleta, que gera dados imprecisos e desnecessários, pode ser igualmente prejudicial para a companhia.
Portanto, para mensurar o retorno a partir de uma base de dados eficiente, é preciso analisar o número de vendas. A tendência é que ele aumente ou que pelo menos auxilie na retenção de clientes recorrentes no dia a dia e no contato com os consumidores. Além disso, é possível mensurar se o público foi atingido pelas ações comunicacionais, como as de e-mail marketing, que permitem a verificação da taxa de abertura.
Marcos Roig
em 15/05/2018 em Artigos