Executivo da Xertica aponta oportunidades criadas com uso da AI Generativa nas empresas
Postado por Redação em 10/10/2023 em MercadoEm apresentação inédita no Brasil, Alfredo Deak Junior explanou sobre ferramentas inovadoras
Foto: Alfredo Deak Junior, country manager da Xertica
Casos de uso de aplicação da Inteligência Artificial Generativa nas empresas e um estande oferecendo informações exclusivas aos visitantes foram os principais destaques da Xertica, especialista em consultoria de nuvem pública e serviços gerenciados (MSP) na América Latina, durante o Google Cloud Summit, realizado no dia 5 de outubro, em São Paulo.
Sob o tema “IA como acelerador da inovação”, Alfredo Deak Junior, country manager da empresa, abordou o impacto real e imediato da aplicação de IA nas iniciativas privada e governamental. Para o executivo, o valor dessa transformação digital está em mover para IaaS (Infraestrutura como Serviço), mas adotar o PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço), substituindo as máquinas virtuais por serviços gerenciados, escaláveis e que, ao final, vão sustentar com maior eficácia a entrega de novas aplicações ao negócio.
As oportunidades criadas são incontáveis, segundo Deak: "adotar IA resultará em eficiência operacional, economia de custos e criação de valor. No governo, por exemplo, os projetos de IA foram implementados em tempo recorde, melhorando a relação entre Estado e cidadão ao aproximá-los dos serviços e benefícios a que têm direito, em tempo e esforço menor”, relatou.
Por último, Deak explicou, ponto a ponto, a metodologia Fator X. Criada pela Xertica em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Fator X responde a diversas dificuldades enfrentadas pelas empresas nos campos: inteligência de dados, TI exponencial, experiência do cliente e do colaborador.