EXCLUSIVO: Entrevista com Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da NetSuite
Postado por Redação Portal ERP Brasil/Portal ERP México em 06/11/2024 em NotíciasEm entrevista para o Portal ERP, o executivo falou sobre o momento atual do ERP e como a empresa se prepara para o futuro
O Grupo Portal ERP foi convidado pela Oracle NetSuite para participar do Oracle CloudWorld 2024 e SuiteWorld 2024, onde tivemos a oportunidade de entrevistar com exclusividade Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da Oracle NetSuite. Ele nos contou sobre o mundo atual e o futuro do ERP e como a marca impactará essa perspectiva.
O mundo do ERP continua a evoluir ano após ano, sendo a espinha dorsal dos negócios, permitindo-lhes dar continuidade ao negócio e ao mesmo tempo inovar, por isso é relevante ter a perspetiva deste mercado a partir da voz do fundador de uma das empresas mais relevante globalmente, a Netsuite.
Portal ERP: Sabemos que você foi cofundador da Netsuite há mais de vinte e cinco anos. Você pode me contar mais sobre a história por trás desse marco?
Evan Goldberg: 25 anos parece muito tempo, mas durante todo esse tempo temos trabalhado muito para construir o melhor sistema de negócios para empresas em crescimento. Toda a jornada começou com uma ideia simples: as empresas precisam de um sistema completo que lhes dê tudo o que precisam para expandir seus negócios, de forma simples e em um só lugar. As empresas, especialmente as pequenas, começaram com sistemas isolados que não funcionavam muito bem. Então o NetSuite nasceu com a ideia de simplificar esses processos.
Outra grande ideia por trás da criação do Netsuite foi que as empresas pudessem acessar seus sistemas pela Internet e sem ter que gerenciar o software elas mesmas, nós faríamos isso por elas. E assim fomos a primeira empresa a fazer isso para ambientes corporativos. Hoje em dia é assim que quase todos os softwares rodam, na internet, mas na época era uma ideia bastante inovadora e arriscada.
Acho que não há palavra melhor para isso: Inovador. Tivemos a oportunidade e o benefício de fazer isso cedo, e hoje já se passaram mais de 25 anos desde que construímos um sistema de gestão empresarial tão completo que pode lidar e gerenciar basicamente qualquer aspecto do negócio. E houve muitos marcos ao longo do caminho.
Uma delas, que é provavelmente a mais relevante para a América Latina, é que desenvolvemos o NetSuite OneWorld, que permite que empresas de todo o mundo usem o NetSuite para vender, fazer transações, incluindo múltiplas moedas, leis fiscais, requisitos, e gerenciar seus negócios online globalmente e. de qualquer lugar. Assim, não importa onde você esteja, você pode gerenciar seu negócio.
E menciono que é especialmente importante para a América Latina porque as empresas desta região querem vender não apenas para outras empresas da América Latina, mas para empresas de todo o mundo, e é isso que o NetSuite OneWorld oferece há quase 20 anos, permitindo locais as empresas se tornam globais.
Portal ERP: Qual a sua perspectiva sobre o mercado global de ERP para os próximos anos? Quais recursos um ERP competitivo deve ter?
Evan Goldberg: Acho que a coisa mais importante que está acontecendo neste momento em todos os sistemas de gestão empresarial (ERP) e, na verdade, em todo o mundo do software e dos aplicativos, é a integração acelerada dos recursos de Inteligência Artificial (IA).
Nos últimos dois anos, assistimos ao desenvolvimento de tecnologias muito poderosas baseadas em grandes modelos de linguagem (LLM) e melhorias na IA em geral, e todos estes sistemas necessitam de acesso a poderosos recursos computacionais. Na verdade, a Oracle é um importante fornecedor desses recursos, o que significa que na NetSuite temos acesso a uma tecnologia de IA muito poderosa que roda na Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
Acho que todos os sistemas ERP precisam se preparar para como a IA pode mudá-los, porque, no final das contas, o que você quer desses sistemas? Você deseja suporte abrangente para ajudá-lo a construir seu negócio, e esse aconselhamento e suporte são alimentados por dados.
O NetSuite tem a vantagem de contar com mais de 40 mil empresas, ou seja, enormes quantidades de dados. E dentro de cada empresa gerenciamos as operações e temos muitos dados dentro de cada uma delas, o que nos permite construir as melhores capacidades de IA. Estamos trabalhando muito nisso.
Na SuiteWorld, anunciamos grande parte do progresso que obtivemos nesta área , e continuamos investindo fortemente no uso de IA para melhorar os resultados das empresas que utilizam o NetSuite.
Portal ERP: Qual é o nível de adoção de IA entre os clientes Netsuite? Há alguma vertical que está se destacando?
Evan Goldberg: Já usamos inteligência artificial há muitos anos, antes do início dessa onda de entusiastas, então uma das áreas em que sempre tivemos muito interesse em usar IA é ajudar as empresas a vender de forma mais eficaz, identificando produtos que possam ser usados. os clientes podem querer. Chamamos isso de ' recomendações inteligentes de artigos' e estamos construindo isso há anos.
Como resultado, estamos vendo uma adoção crescente desse recurso e tecnologia entre nossos clientes. As empresas que adotam esta funcionalidade, segundo as estatísticas, conseguem vender de forma mais eficaz, uma vez que uma elevada percentagem do tempo que utilizam estas recomendações se traduz na venda de mais produtos ou serviços aos seus clientes. Vemos empresas adotando cada vez mais esse recurso com IA.
A outra grande área em que temos investido são os grandes modelos de linguagem (LLMs) e ajudar as pessoas a usá-los dentro do contexto da suíte, o que significa que não se trata apenas de digitar uma mensagem e obter uma resposta como plataformas como o ChatGPT fazem. Fazemos isso diretamente no NetSuite, quando você está editando um campo de texto, puxamos todos os dados relevantes do registro que você está trabalhando e chamamos automaticamente um LLM para produzir aquele texto para o usuário de forma simples e torná-lo apropriado para o usuário. Se você estiver em um pedido de venda, ele terá um certo tom; usará o preço e as informações do pedido de venda, os itens que você comprou e mais informações para ajudá-lo a criar uma mensagem apropriada para o cliente.
Se você trabalha com cobrança e está escrevendo uma mensagem para enviar a um cliente sobre o atraso no pagamento, será um tipo de mensagem totalmente diferente. Portanto, nós realmente adaptamos o uso do LLM dentro do pacote dependendo de como e onde ele está sendo usado para torná-lo mais eficaz. Portanto, esses tipos de modelos de IA que desenvolvemos há anos significam que vemos uma grande adoção de diferentes tipos de IA por nossos usuários.
Ainda estamos melhorando e ampliando sua acessibilidade. Estamos traduzindo para vários idiomas, sendo o espanhol o primeiro de muitos, por isso será cada vez mais adotado por todos os nossos clientes globais.
Em relação às verticais que estão em destaque, vemos uma presença muito forte no mercado de software e internet de empresas criadoras de aplicativos, que se destacam por serem as primeiras a adotar IA. No entanto, esses recursos, que acabei de descrever como aprimoramento de texto, estamos disponibilizando para todos os setores verticais e são muito fáceis de usar. Portanto, estamos vendo uma ampla adoção desses recursos em uma ampla variedade de setores verticais.
Outro recurso com o qual estamos muito entusiasmados ultimamente é o NetSuite Analytics Warehouse, que coleta dados não apenas do NetSuite, mas de outros sistemas, dados internos, dados públicos e uma espécie de mistura de tudo e depois usa IA para analisá-los dados.
Disponibilizamos esse recurso em todo o mundo, incluindo muitos países da América Latina, incluindo o México, é claro, a Colômbia e o Brasil, então essa é uma das extensões de crescimento mais rápido para o NetSuite e, novamente, é impulsionada pela IA. Portanto, estamos vendo o uso de IA aumentando definitivamente em nossa base de clientes.
Portal ERP: Na sua posição, você tem uma visão ampla do mercado global. Qual a sua percepção do mercado latino-americano e ibérico em termos de inovação? As empresas estão dispostas a explorar novas tecnologias?
Evan Goldberg: Claro! Na Netsuite estamos muito entusiasmados com o mercado latino-americano. Temos investido muito, principalmente no México e no Brasil, mas também em outros países. Temos algumas empresas muito interessantes e que estão crescendo rapidamente como a Kavak, que é líder na venda de carros usados ??na América Latina.
Achamos que as economias da América Latina são muito dinâmicas, geram startups, e são esses tipos de empresas que vão adotar o NetSuite, o que a torna uma das regiões que mais cresce para nós.
Quanto a Espanha, temos grandes utilizadores, tanto locais como internacionais, que pretendem poder vender rapidamente para outros países europeus. Em Espanha é uma situação interessante porque obviamente eles têm ligações de todo o mundo de língua espanhola e também têm ligação ao resto da Europa, por isso tem sido um mercado realmente entusiasmante para nós e no qual continuamos a investir.
Portal ERP: Você poderia falar sobre o suporte que o NetSuite oferece às PMEs? Considerando que na América Latina eles têm uma representação muito grande.
Evan Goldberg: Tornamos o NetSuite fácil de adotar, essa é uma das coisas mais importantes da nossa plataforma, tornando possível colocá-la em funcionamento em semanas ou meses, não em anos. Portanto, qualquer empresa do mundo e de qualquer porte se beneficia com isso.
Além disso, muitos pacotes de software empresarial especializados em pequenas empresas foram adaptados para este mercado e apenas para aquele mercado, sendo uma solução local e lidando apenas com todas as complexidades daquela área ou país; Eles fazem os impostos e o compliance de um país, mas é isso, quando saem para o mercado internacional encontram barreiras.
O NetSuite, por outro lado, foi construído para praticamente todos os países, nossos clientes vendem em todos os países do mundo. Lidamos com regulamentações, conformidade e impostos para muitos países ao redor do mundo, tornando o NetSuite uma enorme vantagem para pequenas e médias empresas em crescimento.
Por outro lado, embora as empresas tenham muitas semelhanças quando estão no mesmo país, existem mais semelhanças com empresas do mesmo setor, mesmo que estejam em países diferentes. O NetSuite tem essa presença global, temos empresas em todo o mundo em qualquer setor e construímos capacidades com base em todo esse conhecimento internacional, o que é uma grande vantagem que as pequenas e médias empresas têm ao adotar o NetSuite.
A terceira é que oferecemos a capacidade de escalar com o crescimento do seu negócio. Somos construídos sobre Oracle Cloud Infrastructure (OCI), que é uma plataforma de infraestrutura muito poderosa que nos permite dimensionar as operações de qualquer empresa. Temos um conjunto poderoso de recursos, uma PME pode começar com um conjunto simples para colocar seu negócio em funcionamento e adicionar módulos para se adaptar à medida que cresce.
Acho que é disso que se trata o sucesso, pegar nossa experiência global com empresas de um determinado setor e aplicá-la a um novo cliente para que ele obtenha os benefícios como uma grande empresa faria e impulsione seu crescimento.
O NetSuite anuncia semestralmente uma nova versão que oferece novos recursos e muitas vezes eles não têm tempo ou recursos para revisar todas as atualizações de versão ou saber o que é aplicável a elas, para isso, contamos com o ACS, Suporte Avançado ao Cliente, que, como o próprio nome indica, detecta o que pode ser útil para cada cliente em cada nova versão para aproveitar sempre o melhor do NetSuite. Essa é uma das nossas ofertas de crescimento mais rápido porque as empresas desejam aproveitar ao máximo nosso ERP.
Portal ERP: Testemunhamos como a Oracle OCI se tornou o primeiro provedor a oferecer ambientes multi-cloud . Que tipo de benefícios esse anúncio traz para os usuários do NetSuite?
Evan Goldberg: Os usuários do NetSuite se conectam automaticamente ao Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Portanto, o fato da OCI operar com essas outras nuvens os beneficia não tanto no uso com o NetSuite, mas em usos adicionais da tecnologia.
Portanto, especialmente as empresas de tecnologia que já usam AWS, Azure ou Google Cloud, agora podem interoperar com OCI, então esse é realmente o benefício. É especialmente significativo para empresas de tecnologia que podem usar o NetSuite, que podem aproveitar melhor o Oracle como resultado da abordagem aberta e multinuvem.
Portal ERP: Qual a projeção de crescimento dos negócios da NetSuite para o próximo 2025?
Evan Goldberg: Acho que existem três projeções principais para o NetSuite. Em primeiro lugar, está a ficar mais do mesmo, no sentido de que, independentemente das economias altamente variáveis ??nos diferentes países, as empresas têm sempre grandes ideias de inovação, por isso acredito que 2025 trará novos negócios, alguns deles irão basear suas ideias sobre IA e alcançar um grande crescimento, por isso precisarão de um sistema como o NetSuite.
Em segundo lugar, continuaremos a explorar a Inteligência Artificial para tornar o sistema ainda mais eficaz no fornecimento de aconselhamento e assistência para ajudar a expandir os negócios dos nossos clientes.
Terceiro, tem a ver com algo que já acontece há muitos anos e está relacionado com a IA: a simplificação da utilização de sistemas empresariais, por isso na NetSuite estamos a revolucionar a experiência do utilizador empresarial. Temos algo que mostrei no SuiteWorld chamado Redwood Design System , uma experiência de usuário empresarial em que a Oracle é pioneira em todos os seus produtos e o NetSuite é um de seus maiores usuários. Nossos clientes terão uma nova experiência de usuário no final de 2024 ou início de 2025.
Seremos pioneiros em novas maneiras de interagir com sistemas ERP, tornando-os tão fáceis quanto usar um aplicativo de smartphone. Então, por que os aplicativos de negócios não podem ser tão fáceis quanto os aplicativos móveis para a vida cotidiana? Devem ser fáceis, agradáveis ??de usar, devem explorar a inteligência artificial para aconselhar e auxiliar no que você faz dentro de uma empresa, enfim, devem ser mais eficazes.