Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Estudo revela que 90% dos departamentos de TI incorporaram agilidade

Postado por Redação em 24/11/2021 em Direto da Redação

Com a  metodologia cada vez mais difundida, 90% das empresas entrevistadas já incorporaram a nova forma de trabalhar

A NTT DATA, multinacional japonesa de consultoria e serviços de tecnologia, em conjunto com o ‘MIT Tech Review en español’, desenvolveu a edição 2021 do estudo “Agilidade na América Latina, uma competência 'essencial' das empresas que buscam se adaptar”. 

O relatório teve participação de 198 entrevistados do México, Colômbia, Peru, Brasill, Chile e Argentina. O levantamento coletou informações não só de líderes de transformação ágil em empresas, como também especialistas do setor.

A agilidade já era uma tendência crescente na última década, mas a informatização forçada causada pelo coronavírus (COVID-19) fez com que muitas empresas focassem em seu potencial para desenvolver processos mais eficientes, considerando as pessoas trabalhando remotamente. 

"A promessa de que a agilidade é a melhor forma de se adaptar a um mundo em constante mudança foi colocada à prova pela crise e ficou comprovada", afirma Victor León, Head do Centro de Excelência Ágil da NTT DATA Latam.

Segundo o estudo, 90% das empresas entrevistadas afirmam que seus departamentos de TI e/ou Desenvolvimento de Software já incorporaram essa nova forma de trabalhar. Essas áreas, geralmente, são as primeiras a adotar a filosofia.

Mais de um em cada três departamentos de RH, quase um em cada quatro departamentos de Marketing, e aproximadamente uma em cada dez áreas, como Finanças, Auditoria, Vendas e Cadeia de Suprimentos, implementaram práticas ágeis.

"Em tempos de nova economia e mudanças constantes, as organizações precisam compreender as competências críticas necessárias para destravar de fato a agilidade em toda organização, a ponto de impactar no resultado de seus negócios", diz Ewerton Rodrigues Santos, diretor do Centro excelência em agilidade da NTT DATA. 

A pesquisa revela que 51% das empresas adotaram a agilidade em até um quarto de suas áreas, e uma em cada quatro afirma que entre 26% e 50% da empresa trabalha com práticas ágeis. Três em cada quatro empresas já possuem um departamento de transformação dedicado a promover mudanças organizadas e profundas focadas em atingir os objetivos traçados. 

Três em cada cinco empresas têm mais de 75% de suas equipes trabalhando remotamente e, dentro desse percentual, mais da metade planeja estender essa modalidade de trabalho. A expectativa é que as empresas que ainda não aderiram a essa filosofia aproveitem a mudança nos modelos de trabalho para adotá-la.

Foto: Reprodução

Postado por Redação em 24/11/2021 em Direto da Redação

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.