Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Especial: Cobertura HOSPITALAR 2015

Postado por

Redação

em 15/06/2015 em Notícias

Ainda segundo a organizadora, considerando o número de visitantes únicos, o aumento foi maior: 15% acima da edição anterior. Um público...

Ainda segundo a organizadora, considerando o número de visitantes únicos, o aumento foi maior: 15% acima da edição anterior.

Um público altamente qualificado, formado por dirigentes de hospitais, profissionais da saúde, industriais, distribuidores, e compradores internacionais representando 59 países, puderam conhecer durante os quatro dias as tendências em produtos, serviços e equipamentos expostos por 1.250 empresas de 33 países. O encontro é tradicionalmente considerado dentro da agenda da Saúde não só como um termômetro para o setor, como também um ponto de partida para novas tendências e adoção de novas tecnologias.  

Outro destaque foi o Fórum Hospitalar que, ao longo de seus quatro dias, apresentou quase 60 congressos, seminários e eventos conjuntos, funcionando mais uma vez como multiplicador de conhecimento e de novas propostas para a cadeia da saúde, atraindo um público qualificado de cerca de 10 mil congressistas.

Exposição

Em um feira com tamanha relevância, dentro de um mercado com números tão expressivos e que necessita estar continuamente alinhada com as mais avançadas tecnologias, é notório falar da importância da participação de algumas empresas de TI como expositoras no evento, sobretudo as fornecedores de softwares para gestão de processos.  

TOTVS Hospitalar PortalERPPara Marcelo Souccar, Diretor de Inovação de Serviço e Soluções Legais, área que compreende a Divisão Saúde na TOTVS, a participação na Hospitalar teve como um dos objetivos  mostrar para o mercado de Saúde o portfólio completo de soluções que a empresa pode oferecer para apoiar os empresários em um cenário atual que exige deles uma atuação mais competitiva e rentável, visando transformar as eventuais dificuldades em oportunidades; cenário este que tem na tecnologia sua grande aliada para esta realização.   

Ainda segundo o executivo, o portfólio apresentado é bastante adequado a demanda do setor: ? Lançamos o HIS, solução de gestão hospitalar focada em hospitais de grande porte e desenvolvida a quatro mãos com o Hospital do Coração. Vocês puderam assistir na palestra do Gerente Executivo de TI do HCor, Sr. José Lobato, detalhes sobre esta parceria firmada com a TOTVS para o desenvolvimento de uma solução diferenciada para este mercado. Além disso, apresentamos as melhorias no Prontuário Eletrônico de Segunda Geração, que possui agora uma interface ainda mais leve e amigável, tornando a aderência á sua utilização muito grande. E as experiências de uso voltadas para a produtividade das empresas, tudo ocorrendo por meio de plataforma de produtividade e colaboração da TOTVS, o Fluig. Com ele, as soluções ganharam mais agilidade e fluidez, tornando possíveis recursos diferenciados, como o Identity Management (centralização da gestão de segurança de acesso), workflows, mobilidade e dashboards de gestão específicos para diferentes áreas de negócios das empresas?, ressalta. 

? Temos como objetivo, fornecer soluções tecnológicas para melhorar a qualidade nos serviços prestados aos pacientes pelas instituições de saúde. Já atendemos cerca de 130 hospitais de pequeno e médio porte. Agora com o HCor utilizando o HIS queremos ampliar nossa atuação neste nicho e conquistar muitos outros clientes ?, conclui Marcelo.

SPDATA Hospitalar PortalERPPara Mário Lonczynski ? diretor da SPData, a feira é o momento para receber os clientes, ouví-los e apresentar a eles as inovações que poderão acrescenta melhorias aos seus processos, além claro, de divulgar sempre o nome da empresa em busca de novos clientes.

Ele destacou ainda o expertise da empresa em relação ao segmento: ? Há mais de 20 anos, A SPData desenvolve soluções de ERP para gestão hospitalar, operadoras e saúde pública, nesta última não só para atender as necessidades básicas de municípios, como também ao PSF ( Programa de Saúde da Família ). Além disso, a maneira como desenvolvemos nossas ferramentas é um diferencial importante: existe um trabalho de parceria com os clientes, que têm como único objetivo promover a melhoria contínua da solução. Identificamos, por exemplo, um determinado usuário que adota as melhores práticas e, junto com ele, aprimoramos as respectivas competências buscando a melhoria de seus processos internos; adicionamos as experiências adquiridas para depois levar isto ao mercado.? 

? Em outras palavras, a mensagem aqui é não apenas vender a solução, mas estar próximo do cliente, ver sua necessidade do dia a dia e traduzir isto em ferramentas de gestão?, conclui o executivo.

Benner Hospitalar PortalERPJá para Ernani Almada, diretor de Saúde da Benner, a participação na feira já faz parte da estratégia comercial e de marketing da empresa: ? Estamos mais um ano na Hospitalar. É um evento de grande importância para o segmento, e claro, para nós, não só pelo lançamento de novos produtos, como também por representar um momento de congregação com toda a cadeia:  é o momento do encontro com os clientes, parceiros e prospects; trocar uma série de informações, formatar uma série de projeções e expectativas que serão utilizadas no planejamento de novas ações para o mercado.? 

Sobre o que a empresa levou a feira este ano, Ernani destacou o novo modelo de negócio oferecido pela Benner: ? Trouxemos algo inovador a este mercado. Este modelo consiste na parceria entre alguns players que são líderes em seu campo de atuação: a Benner trabalhando toda a gestão em áreas como o administrativo, contábil, financeiro e RH; a Alert, especializada em prontuários eletrônicos e em gestão clinica, algo que já acontece há dois anos; e agora  a novidade, a entrada  da Deloitte como responsável por fazer toda a gestão de processos, para que assim possamos não só oferecer uma solução sistêmica, mas uma verdadeira solução de negócios, que envolva uma revisão e adequação de processos com levantamento de ganhos rápidos, que apresente eficácia e resultado financeiro paupável, tudo isso envolto em tecnologia.  É importante frisar que a própria Deloitte atua como PMO da implantação do projeto, garantindo ao cliente que o sistema seja usado em toda sua plenitude e que seus processos estejam adequados ao propósito de resultado. Feito isso, o monitoramento de indicadores segue continuamente, sempre drivado pelo resultado pretendido. Como disse, o modelo é novo no mercado e o objetivo com isto é sair da visão software por software, que não deixa de ser uma ferramenta, para buscar uma solução muita mais integrada e que dê mais segurança nos resultados obtidos pela empresa?, esclarece o executivo.

Ernani comentou ainda sobre a postura da empresa em relação ao atual cenário econômico brasileiro: ?A Benner atua no segmento de Saúde há 16 anos, fornecendo soluções para operadoras, hospitais e Saúde Pública, mas  atua também em Logistica e Turismo. Esse ano, estamos acreditando e apostando em uma atuação agressiva em todos os segmentos que atuamos. E acreditamos nisso porque estamos vindo com inovações. A empresa projeta um crescimento de mais de 30% para 2015, ou seja, a média que crescemos nos últimos anos. Além disso estamos nos mexendo internamente: na Saúde, por exemplo, unificamos todas a áreas comerciais e de marketing; trouxemos mais tecnologia trabalhando em ambiente cloud, tanto na área privada, como também na pública. Acreditamos sempre no setor e, por todas as razões comentadas anteriormente, acreditamos também que a obtenção destes resultados virá de uma forma muito consistente?, afirma o executivo.

MV Hospitalar PortalERPDe acordo com Deise Regus, gerente de Marketing e Comunicação da MV, a história e o propósito da feira estão alinhadas com a história da própria empresa: ? Nós participamos da Hospitalar há 20 anos. Todo ano nos prepararmos com o mesmo empenho para trazer as novidade em tecnologia para a Saúde,  saber o que os nossos clientes tem feito com nossas ferramentas, além de abrir oportunidade de novas vendas ou acelerar negociações que estão em andamento. Particularmente este ano, que é um ano em que o mercado terá que enxergar alternativas de redução de custo, ou encontrar formas diferentes de tornar o negócio eficiente e competitivo, acreditamos que a adoção de tecnologia, seja ela qual for, é uma tendência.  Trabalhamos com cada um dos visitantes que passaram por aqui para que ele entendesse que neste momento de se fazer algo diferente precisa-se de informação, e que esta informação precisa vir rápida e de forma confiável. Adotar uma solução de tecnologia pode levar algum tempo na decisão da escolha e na adoção propriamente dita, mas quanto mais rápido for feito, mais rápido virão os resultado?. ?A feira não é um local de vendas para nós, porem ela representa um ponto importante para potencializar a nossa posição em relação a concorrência, no momento de decisão do cliente?, ressalta Deise.

A executiva falou ainda do que foi apresentado na feira: ? A MV é uma empresa com 28 anos de mercado, líder no segmento de Saúde, atuando em software há 20 anos e atualmente em sua quarta geração de soluções para a área hospitalar. Trouxemos   além da plataforma Soul MV, que é o nossos sistema de gestão, a plataforma Global Health que é uma novidade para o mercado e que tem como foco o cuidado da saúde através das pessoas. Uma plataforma que visa oferecer a este mercado uma alternativa para que todas as informações, seja de um hospital, rede de hospitais, operadora de planos, ou Secretaria de Saúde através de UBS ou AMA, tenham a possibilidade de convergir em um único ambiente, para permitir assim pensar em medicina preventiva, novas possibilidades de diagnósticos mais eficazes e rápidos ou procedimentos de cuidado especial á saúde de idosos . O Global Health pode embarcar não só as soluções da MV, mas também outras soluções desenvolvidas para o mercado e que já estejam alinhada ás tecnologias de mobile, interoperabilidade e clould. Além disso, na área de gestão hospitalar , trouxemos como principal destaque avanços relacionados á parte clinica assistencial de nossas soluções. A solução de prontuário da MV está alinhada ao conceito de governança clinica, buscando oferecer aos pacientes uma previsão de tratamento baseada em seu histórico, de modo que aquela possível internação ou eventual episódio não seja tratado de forma única. Já está em uso por alguns clientes, a tecnologia Update da Wolters Kluwer, que disponibiliza mais de 20 mil artigos médicos para consulta dentro de nosso prontuário eletrônico, já no momento do diagnóstico e prescrição médica. O procedimento é praticado nas maiores instituições de saúde ao redor do mundo, mas  é a primeira parceria no mercado brasileiro?, explica. 

Sobre as projeções para o mercado, Deise ainda frisou: ? A MV vem a cada ano constatando que o uso da tecnologia se expande cada vez mais. O ano de 2015 começou com uma curva de retração estável, mas acreditamos que o semestre seguinte vai apresentar uma recuperação gradual, motivada por estas  necessidades de se ajustar custos, rever processos e avaliar alternativas, e isso não é possível sem ter informações de qualidade, que é justamente a matéria-prima de nossa empresa?. 

Visitação

A relevância e importância da feira ao setor foi comentada também pelos profissionais que visitaram a feira ao longo dos quatro dias.   

De acordo com Geraldo Bragion, diretor da Callisto Paulista, desenvolvedora especializada em software ERP para o segmento de Saúde:  ? A Feira Hospitalar 2015 deu a nítida impressão da grande  dimensão das possibilidades de negócios que circundam  este segmento.

Já para Viviane Lovisco, gerente de Unidade de Negócios na Bace Healthcare, fornecedora de produtos para o setor médico-hospitalar e que participou também como expositora, a edição foi bastante positiva: "A feira Hospitalar 2015 me surpreendeu positivamente neste ano, bons negócios fechados, público focado, novos parceiros identificados.... Após 7 anos consecutivos participando dessa conceituada feira de negócios, 6 deles pela Efe e este último ano pela Implemed, senti um mercado bem aquecido mesmo com toda ameaça provocada pela crise, alta do dólar, e atual descrédito do governo brasileiro."

Fonte: Redação 

Postado por

Redação

em 15/06/2015 em Notícias