Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

ERP simboliza futuro de mais segurança e controle para o Agronegócio

Postado por Leila Santos, Sócia Diretora da Actionsys em 16/11/2022 em Artigos

 

A agricultura desempenha um papel fundamental na economia brasileira e tem um potencial de contribuir de maneira ainda mais significativa para a prosperidade econômica ao fornecer recursos alimentares, um recurso vital e essencial para a vida em sociedade.

Para isso, os profissionais do setor passaram a investir e adotar as tecnologias mais recentes e as melhores práticas do setor para garantir bons rendimentos, produtos de qualidade e reduzir custos operacionais. O Agronegócio continua enfrentando novos desafios constantemente – desde regras de segurança alimentar até avanços na agricultura sustentável –, e os fabricantes agrícolas, agora, passam a utilizar cada vez mais os sistemas de ERP para simplificar e otimizar as suas operações.

Os softwares de gestão atualmente estão equipados com recursos valiosos, como funções de rastreamento de lotes, gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de mão de obra sazonal e muito mais. Os sistemas também incluem opções de ERP baseadas em nuvem que têm custos iniciais mais baixos, interfaces mais intuitivas ??e funcionalidades que facilitam a integração de dispositivos móveis em operações de fabricação agrícola. De forma geral, o ERP no Agronegócio representa um processo de modernização em curso, e assegura um desenvolvimento seguro e sustentável para o setor.

A tomada de decisão assertiva orientada pelo ERP

É importante lembrar que, diferentemente de outras indústrias, a agricultura está sujeita a vários fatores externos que não podem ser controlados pela intervenção humana – como o clima, pragas, incêndios florestais e afins. Dessa forma, focar nos processos internos que podem ser controlados por ações humanas é ainda mais importante estrategicamente.

É neste cenário que a implementação do ERP no Agronegócio vem ganhando popularidade, pois auxilia na gestão dos negócios de forma mais organizada e agiliza os principais processos como aquisição de sementes, fertilizantes, equipamentos, produção e distribuição de produtos agrícolas.

Um ERP eficiente e escalável pode ajudar a melhorar a eficiência das operações, aprimorar a rastreabilidade, acompanhar a contabilidade e as finanças com eficiência, facilitar o gerenciamento adequado de estoque, entre outras vantagens. Como em qualquer indústria, a agricultura requer o uso de informações analíticas para melhorar a qualidade dos processos.

Os sistemas de gestão integrada podem fornecer aos usuários relatórios e painéis personalizados com insights baseados em dados. Por meio dessa tecnologia, é possível reduzir custos a partir da avaliação concisa do que exatamente é necessário para a produção e, assim, os recursos são precisamente alocados de acordo com a necessidade.

A inovação como motor de desenvolvimento do Agronegócio

O advento da tecnologia neste setor trouxe consigo inúmeras ferramentas, técnicas, equipamentos e modelos e soluções inovadoras disponíveis no mercado. O mercado agroalimentar é competitivo e dinâmico, e, hoje, o desenvolvimento tecnológico da indústria é essencial para o sucesso dos negócios. Os softwares de ERP podem integrar toda a cadeia produtiva, garantindo uma gestão eficiente e um controle seguro e atualizado das operações.

Logo, os sistemas de gestão integrada são poderosas ferramentas que proporcionam experiências empresariais inovadoras, democratizando as informações de interesse e fortalecendo a cultura organizacional orientada pelos dados. Para se ter uma ideia, o livro “Uma Jornada Pelos Contrastes do Brasil: Cem anos do Censo Agropecuário” aponta que o Valor Bruto da Produção, de 1995 a 2017, dobrou e a responsável por 60% deste crescimento foi a tecnologia.

Em suma, a implementação do ERP no Agronegócio simboliza um marco de modernidade e seus recursos contribuem significativamente para o crescimento do setor. É certo que a produção e comercialização de produtos agrícolas ainda será uma atividade cercada de desafios e oportunidades, mas a chegada de novas soluções tecnológicas aponta para um futuro mais eficiente e produtivo.

Por fim, considero que, no contexto da era digital, as empresas que saírem na frente e se movimentarem para potencializar os seus resultados com o apoio da tecnologia se encontram numa posição mais favorável para enfrentar os desafios inerentes ao Agronegócio. Assim, se manter em constante evolução e apostar em diferenciais inovadores é um caminho confiável para o tão desejado sucesso dos negócios.

Foto: Leila Santos, Sócia Diretora da Actionsys

Postado por Leila Santos, Sócia Diretora da Actionsys em 16/11/2022 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.