Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Entrevista com José Carlos Fortes, CEO do Grupo FORTES

Postado por

Redação

em 02/06/2016 em Entrevistas

Com sua matriz no Ceará, empresa iniciou suas atividades atendendo o setor contábil. Após mais de 25 anos, além de...

José Carlos Fortes Portal ERPCom sua matriz no Ceará, empresa iniciou suas atividades atendendo o setor contábil. Após mais de 25 anos, além de atender todo o Brasil, ela ampliou seu portifolio de produtos, sempre buscando a integração com as novas tecnologias.

 

Fale-nos um pouco da história da Fortes Tecnologia em Sistemas.

A Fortes Tecnologia em Sistemas, empresa do Grupo Fortes de Serviços, há mais de 25 anos atua na área de tecnologia da informação, desenvolvendo soluções em sistemas em três frentes de atuação: Soluções para Gestão Empresarial, Soluções para Empresas Contábeis e Soluções para Empresas de Transporte e Logística.

Com matriz em Fortaleza (Ceará), conta com uma carteira de milhares de clientes em todo o Brasil e uma rede de atendimento, que inclui franquias e representações, em vários estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

A Fortes oferece um serviço de suporte técnico de elevado nível. Detentora de uma equipe formada por profissionais de alto nível, entre eles analistas de sistemas, programadores, contadores administradores, advogados, matemáticos, técnicos de suporte, publicitários e assessores, a Fortes possui instalações próprias que contam com auditórios e salas para a realização de cursos, eventos e treinamentos.

Como contribuição à sociedade, sobretudo junto ao meio acadêmico, a Fortes Tecnologia em Sistemas mantém um amplo Programa de Apoio ao Estudante e à Iniciação Profissional (PAE), que atua junto ao segmento universitário dos cursos de ciências contábeis, administração de empresas e outras áreas.

Quais são os setores atendidos hoje pela FORTES Tecnologia? A empresa dividiu seu portifólio de produtos em algumas áreas estratégicas. Conte-nos um pouco sobre elas e os respectivos produtos. 

A Fortes Tecnologia é uma empresa especialista em soluções em software para gestão empresarial, atuando nas seguintes frentes: 

Empresas Contábeis, com os principais módulos de: Contabilidade, Folha de Pagamento, Escrita Fiscal, Patrimônio, Gestão, Relacionamento com cliente e   Gerenciamento de notas fiscais eletrônicas e escrituração automática;

Gestão Financeira, com os módulos de Finanças e Compras e Estoque; 

Gestão de Pessoas, com os módulos de Recursos Humanos, Ponto e Folha de Pagamento;

     ? Transportadoras de Cargas e empresas de ônibus, com solução completa;

     ? Construção Civil, com solução completa;

Empresas de Serviços, com uso de Business Inteligence (BI) integrado.

Sede grupo FortesO país é reconhecido internacionalmente por sua alta complexidade quando o assunto é contabilidade e legislação fiscal. Quais os desafios para se fornecer tecnologia confiável em um cenário como este?

Esse é um dos maiores desafios para se empreender no Brasil. Temos uma legislação de enorme complexidade, e mais, com milhares de normas tributárias oriundas das diferentes unidades da federação e municípios.

Para nós que produzimos software para a Classe Contábil e Gestão Empresarial, o esforço torna-se ainda mais pesado, considerando que temos que atender praticamente a todos os segmentos do mercado, cujas empresas são clientes dos contadores, que por sua vez usam os nossos sistemas nos seus negócios.

Para atender as exigências da legislação e demandas dos clientes, investimos fortemente em capacitação da nossa equipe, desde a concepção dos sistemas até o atendimento pós-venda via suporte, ouvidoria, plataformas de disseminação de conhecimento e outras ações de apoio ao cliente. Temos um núcleo de conhecimento, que é um time multidisciplinar, com profissionais de várias formações, focados em estudar e implementar essas mudanças nos nossos produtos e serviços. 

Em sua opinião, que tipo de transformação deveria ocorrer no país para que possamos diminuir esta complexidade a médio e longo prazo?

Precisamos urgentemente de uma ampla reforma tributária e trabalhista. As constantes mudanças na legislação a cada dia vem acumulando um excesso de controles nas empresas, exigindo das desenvolvedoras de software um enorme esforço para atender ao Fisco, sobretudo em decorrência do fato de legislações distintas em alguns dos Estados e Municípios.

Escolher uma ferramenta de gestão para a empresa da maneira mais assertiva possível tem exigido sempre muito tempo e investimentos financeiros por parte dos gestores de TI. Qual a sua percepção sobre o assunto dentro dos segmentos de atuação da empresa?

É um escolha crucial da empresa que solução em software adotar, pois afeta diretamente os processos de toda a organização. É preciso analisar bem para contratar uma fornecedora de software que seja ajustada à realidade do negócio. Recomenda-se evitar a aquisição de um software superdimensionado e por isso muito oneroso para a necessidade do cliente. A Fortes Tecnologia tem uma metodologia compacta, de rápida implantação e com isso proporciona uma redução de custos para os clientes. Nesse sentido, temos recebido um ótimo feedback, pois isso facilita e agiliza o trabalho dos gestores de TI. 

O que o futuro reserva para o fornecedor de software nos próximos 10 anos? O que vai caracterizá-lo como competitivo?

Entendemos que os fornecedores de software deverão focar em especialidades para melhor atender os mercados. Os clientes não aceitam mais soluções genéricas, complexas, que demoram a gerar resultados. Assim, precisamos buscar soluções mais simples e focadas nas necessidades do nosso público-alvo. Cloud Computing, Big Data, Gestão do Conhecimento, BI, maior exigência por parte do consumidor e outros diversos fatores permite que entendamos melhor os anseios e as dores do mercado que nós, como fornecedoras de software, podemos solucionar.

Por: Editorial 

Faça como mais de 45 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

 

Postado por

Redação

em 02/06/2016 em Entrevistas