Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Entrevista com Claudiomiro Rex, CEO da TECNICON

Postado por

Redação

em 10/03/2016 em Entrevistas

Com mais de 25 anos de atuação, empresa gaúcha que atende clientes de todos os portes destaca o aprimoramento da...

 Claudiomiro Rex Tecnicon PortalERPCom mais de 25 anos de atuação, empresa gaúcha que atende clientes de todos os portes destaca o aprimoramento da tecnologia e, principalmente, o investimento em capital humano, como pilares para seu crescimento contínuo.

Claudiomiro, conte-nos um pouco da história da TECNICON?

Com mais de 25 anos, a TECNICON é uma empresa de software, especialista no desenvolvimento de alta tecnologia, produtos e serviços focados em gestão corporativa. A organização iniciou suas atividades desenvolvendo sistemas para a área de gestão contábil e em pouco tempo, especializou-se na gestão industrial, criando uma das melhores soluções de chão de fábrica do mercado. Após algumas adequações e implantações bem sucedidas em clientes que ainda utilizam estes produtos, desenvolvemos o TECNICON Business Suite. Atualmente, a TECNICON atua em todo território nacional por meio de unidades próprias situadas nas principais regiões econômicas do país. Além da Matriz em Horizontina/RS, estamos localizados em Porto Alegre/RS, Joinville/SC, Curitiba/PR, São Paulo/SP e Salvador/BA. Com foco do cliente, conquistamos parceiros de negócio em todo o Brasil e contamos hoje com mais de 15 mil usuários de nossas soluções.

 

Quais são os segmentos atendidos hoje pela empresa?

A TECNICON se consolidou no mercado brasileiro atendendo os segmentos de manufatura, distribuição e varejo e oferecendo, também, soluções para o agronegócio, para o setor de serviços e o educacional.

 

Fale-nos um pouco sobre os conceitos de uso das ferramentas TECNICON Business Suite e TECNICON Small Busines Suite.

As soluções da TECNICON são desenvolvidas para acompanhar o aumento da demanda do negócio de nossos clientes e o crescimento das empresas de forma escalável, sem perda de know-how, dentro da mesma solução. O TECNICON Business Suite é capaz de revolucionar a gestão de médias e grandes empresas, tornando-as muito mais competitivas.

Estruturado em seis grandes sistemas, ERP (Enterprise Resourcing Planning), HCM (Human Capital Management), CRM (Customer Relationship Management), BA (Business Analyst), Agribusiness e Educacional. Com mais de 100 áreas de negócio, permite a execução de diversas atividades simultaneamente, valorizando o tempo do usuário ao respeitar os critérios de ergonomia e usabilidade de software.

Já o TECNICON Small Business Suite reúne as melhores práticas das grandes empresas em uma solução ideal para pequenos negócios. Lançada em 2015, facilita o controle de toda a cadeia produtiva das empresas e a supervisão de seus processos, aumentando a eficiência do trabalho diário e o seu potencial competitivo. Ele foi desenvolvido com a mesma tecnologia do TECNICON Business Suite, para que pequenas empresas vivam a experiência de um grande software de gestão corporativa e possam crescer sem necessidade de grandes investimentos em novas versões ou outros sistemas.

Outros importantes diferenciais destes produtos são: 100% via browser, compatível com todos os banco de dados e servidores, solução disponível da mesma forma em todos os dispositivos, área de trabalho personalizável, experiência de navegabilidade e usabilidade única e intuitiva, todas as informações a um clique, multitarefa, interface amigável, possibilidade de chat entre usuários dentro do sistema, novas funcionalidades que permitem a personalização de alertas, leitura de telas e busca rápida e é adequado para computação em nuvem.

 

A manutenção do capital humano é cada vez mais um fator decisivo e estratégico para a competividade de uma empresa. Como tem sido a conduta da TECNICON em relação a este assunto?

Um dos principais focos da TECNICON está no desenvolvimento pessoal e profissional de nosso capital humano. Afinal, são as pessoas que trabalham aqui que fazem a diferença todos os dias e constroem nossa história. Para isso, investimos continuamente em instrumentos de planejamento e gestão do desenvolvimento da carreira de nossos profissionais e de suas competências.

Em 2014, lançamos a Universidade Corporativa TECNICON (UCT) como estratégia para proporcionar aos colaboradores novas oportunidades na busca pelo conhecimento e preparação profissional. Dessa maneira, incentivamos o crescimento e a geração de resultados positivos e úteis tanto para o âmbito profissional quanto para a vida particular. Além disso, criamos um departamento específico intitulado Desenvolvimento Humano Personalizado (DHP).

A abordagem do desenvolvimento humano na empresa procura olhar diretamente para as pessoas, seus talentos e capacidades. O departamento é responsável por aferir o avanço na qualidade de vida dos colaboradores e garantir o seu crescimento. Com isso, melhoramos o trabalho em equipe, o grau de confiança na empresa, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores e aumentamos o bem-estar e a satisfação de nossa equipe.

Além disso, as práticas adotadas propiciam mais inovação e maior qualidade em serviços e produtos para os nossos clientes. E graças aos nossos talentos conquistamos, em 2015, os prêmios de 57ª Melhor Empresa para Trabalhar em TI do Brasil e 12ª Melhor Empresa para Trabalhar do Rio Grande do Sul.

 

Equipe TECNICON PortalERPSe você pudesse citar uma grande aposta que representasse o sucesso da empresa, qual seria ela?

 ?Pessoas certas, no lugar certo?. Uma empresa só chega ao sucesso através das pessoas. Por isso, temos uma grande preocupação em atrair e reter as pessoas certas para os lugares certos. Desde a contratação, garantimos a entrada de profissionais extraordinários que se enquadram na cultura da empresa, crescem com a organização e criam sua história de sucesso em conjunto. Somos captadores e desenvolvedores de talentos e é nosso objetivo garantir que cada colaborador realize o trabalho que é apaixonado por fazer. Fizemos grandes investimentos na área de gestão e desenvolvimento de pessoas nos últimos anos, inclusive com novas tecnologias que auxiliam nossos líderes a tomarem decisões mais assertivas quanto ao capital humano. Investir em nossos talentos foi, sem dúvida, nossa grande aposta dos últimos anos.

Existe um conjunto de informações específicas que permeiam a decisão na escolha por uma ou outra plataforma de ERP. Em sua opinião, o que o futuro usuário deve levar em consideração para que seja bem-sucedido em sua escolha?

Em primeiro lugar, a aderência ao seu negócio, para evitar elevados custos de customizações após a aquisição. Essa, muitas vezes, é a parte do iceberg que não é avaliada antes da decisão de compra.

Em segundo lugar, considerar os custos variáveis futuros para manter a solução escolhida e para poder evoluir dentro da mesma plataforma, desde a inovação tecnológica ou surgimento de novas necessidades, até os serviços prestados pela plataforma escolhida.

Em terceiro lugar, verificar a escalabilidade do software, para que a empresa possa crescer dentro da mesma solução, sem necessidade de novos investimentos em outras ferramentas ou troca de produto. E por fim, os investimentos paralelos exigidos como requisitos mínimos da solução que está sendo avaliada, como aquisição de uma nova estrutura de TI, novos servidores ou banco de dados.

 

Aspectos como a quebra de paradigma na aceitação de uma nova tecnologia assim como a percepção do beneficio real na utilização da ferramenta são apontados como alguns dos principais fatores para que o mercado de ERP não cresça de maneira ainda mais rápida. Como a TECNICON tem se comportado neste cenário?

Somos uma empresa inovadora desde a nossa origem e quebramos paradigmas diariamente. A aceitação de novas tecnologias só acontece quando houver percepção clara de valor e ROI na aplicação das novidades nos processos de trabalho. Neste cenário, a TECNICON permanece atenta aos benefícios esperados pelos nossos clientes com o software e busca demonstrar como as nossas soluções podem suprir suas necessidades e de que forma podem ajudá-los a atingir seus objetivos. Com ROI positivo é claro, o investimento em novas tecnologias cresce. Sem ROI, não há nova tecnologia que sobreviva.

 

Sobre o mercado de software de gestão, qual a visão da empresa para os próximos 10 anos?

Gestão é um grande diferencial competitivo que definiu, define e definirá o sucesso de qualquer negócio independente de seu porte. Cada vez mais as informações precisam estar disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, em todos os dispositivos possíveis: Smartphones, Tablets, Smart TVs, veículos, IOTs, entre outros. Outra tendência é a união do mundo profissional aliado ao pessoal. Por consequência, surge a necessidade de informações ágeis e fáceis a um click. Tomar decisões estratégicas baseadas em dados acessíveis, em um software de gestão integrado, com certeza, gera melhores resultados para as empresas e maior rentabilidade. Em momentos de crise ou não, todas as empresas trabalham por melhores resultados. Por isso, acreditamos que os próximos 10 anos continuarão sendo muito promissores para o mercado de software de gestão.

Por: Editorial

Faça como mais de 45 mil profissionais e assine a nossa newsletter !

Postado por

Redação

em 10/03/2016 em Entrevistas