Entrevista com Carlos Barbosa, Diretor-Presidente da Siagri
Postado porDaniela Quintana
em 04/09/2017 em EntrevistasConsiderada uma das principais desenvolvedoras de softwares e serviços especialistas para o segmento do agronegócio, a Siagri está há quase...
Considerada uma das principais desenvolvedoras de softwares e serviços especialistas para o segmento do agronegócio, a Siagri está há quase 20 anos no mercado, liderada pelo Diretor Presidente Carlos Barbosa, com quem o Portal ERP realizou a entrevista deste mês. Acompanhe.
Fale-nos um pouco sobre a história da Siagri.
A SIAGRI nasceu no agronegócio e seu primeiro software foi desenvolvido para distribuidores de insumos agrícolas. A empresa, que foi fundada em 1998, em Rio Verde - Goiás, cresceu e em 2007 abriu sua unidade na capital do estado. Em 2011, a SIAGRI iniciou sua linha de produtos voltada para produção agrícola. Atualmente, a empresa atende todo o país e está entre as maiores fornecedoras nacionais de soluções em software para agronegócio.
Quais as vertentes do setor Agro são atendidas hoje pela empresa?
A SIAGRI é especializada em soluções para atender à cadeia produtiva de grãos, cereais e fibras, incluindo operações de indústrias de insumos, fertilizantes e adubos, distribuição de insumos agrícolas, varejo agropecuário, produção agrícola, armazéns gerais e cerealistas, sementeira, algodoeira e agroindústria.
Quer receber atualizações sobre o ERP Summit 2018? Clique Aqui!
A Siagri possui um portfólio abrangente de soluções para o setor. Poderia descrevê-las e dizer quais são seus públicos-alvo?
O SIAGRI AgriManager é especializado para produtores agrícolas, sementeiras e algodoeiras. O ERP oferece controles específicos para cada etapa do processo produtivo, desde o planejamento de safra até a contabilidade.
O SIAGRI AgriBusiness é um software de gestão voltado para os segmentos de distribuição de insumos, loja agropecuária, armazéns gerais, cerealista e agroindústria. O ERP se caracteriza por ser completo, garantindo o controle das operações da empresa como um todo e a segurança das transações.
O SIAGRI Essencial é um software de gestão especializado para o pequeno distribuidor de insumos. Através do ERP, o usuário gerencia os principais processos de seu negócio, reduzindo o retrabalho e otimizando recursos.
O SIAGRI BI é uma plataforma de inteligência 100% web, que viabiliza a extração e combinação de informações que geram visões profundas sobre os processos do negócio do cliente. A solução é aderente a todos os segmentos atendidos pela SIAGRI.
O SIAGRI Sales é um aplicativo integrado ao SIAGRI AgriBusiness que oferece facilidade e mobilidade para vendas externas. Além de funções específicas de vendas, como consulta a preços, limite de crédito e estoque, emissão e impressão de pedidos, também auxilia no relacionamento com o cliente e possibilita o acesso a indicadores.
O SIAGRI Autorize é um aplicativo integrado às linhas de software de gestão da empresa, que permite que os gestores usuários das soluções aprovem senhas solicitadas no ERP em qualquer hora e lugar.
O Aliare é uma solução disponível em portal de autoatendimento web e aplicativo, que permite ao cliente SIAGRI oferecer serviços exclusivos e personalizados a seus parceiros de negócios. A solução é voltada para distribuidores de insumos agrícolas e armazéns gerais.
O Receituário Agronômico SIAGRI é uma solução web voltada para profissionais que realizam a prescrição e orientação técnica de uso dos defensivos agrícolas, para consultas, cadastros e a emissão de receitas agronômicas.
Interessa bater a meta de vendas e negócios? Clique aqui!
A empresa se especializou em um setor da economia que, apesar de estratégico, tem historicamente um processo de adoção a novas tecnologias mais lento que outros setores, como indústria e serviços, por exemplo. Quais foram os desafios enfrentados pela empresa nesta trajetória?
Acredito que o maior desafio está ligado à profissionalização do setor. Nestes 19 anos, assistimos a uma transformação econômica, social e cultural no agronegócio, que mudou a forma como a forma como a tecnologia da informação é vista, saindo da esfera do custo para a do investimento.
A busca constante pela inovação na gestão do agronegócio tem sido, ao longo dos anos, um dos fatores para a redução dos custos de produção no Brasil, resultando na competitividade de nossos produtos, tanto no consumo interno como na exportação. Esse cenário demonstra a importância de tecnologias especialistas. Nesse contexto, quais estratégias a Siagri tem adotado para se destacar no segmento?
Sabemos que o Agronegócio é um mercado competitivo. A cadeia produtiva atendida pela SIAGRI é formada por empresas que buscam ferramentas que as apoiem em suas estratégias de diferenciação no mercado. A SIAGRI, enquanto fornecedora de software, está ampliando investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento e Qualidade de Produtos e Serviços, para que as linhas de software de gestão evoluam em direção às tendências e demandas do mercado. Com os investimentos voltados para inovação, também temos como estratégia o lançamento de soluções além do ERP, que contribuam para elevar o nível de gestão dos clientes.
Recentemente a empresa firmou parceria com a Sky.One para fornecimento da tecnologia de cloud computing para o agronegócio. Quais benefícios práticos os usuários poderão esperar desta nova parceria? Existem outras em desenvolvimento?
Sabemos que a gestão da infraestrutura de TI é complexa. Os clientes SIAGRI que optam pelo uso de nossas soluções em ambiente cloud ganham em facilidade no gerenciamento dos recursos, segurança das informações, escalabilidade e flexibilidade perante suas demandas.
A SIAGRI também é parceira da Agrometrika, especialista em soluções para análise e gestão de risco de crédito no agronegócio ? que atualmente é um dos processos mais críticos do segmento. Integrada às soluções SIAGRI, a plataforma Agrometrika contribui para a segurança e precisão na concessão de crédito.
Como você enxerga todo o processo de transformação digital do agronegócio nos próximos 5 anos, sobretudo no que tange ao ERP?
Acredito que os próximos anos consolidarão a profissionalização do agronegócio, que demandará soluções completas para a gestão integrada de grupos com operações diversas dentro da cadeia produtiva, com maior agilidade na prestação dos serviços e flexibilidade de integração. Em paralelo, haverá maior exigência com relação à regularidade fiscal e regras de compliance. Com relação à tecnologia, acredito que será potencializado o uso da nuvem e da mobilidade, além dos conceitos de IoT, robotização, entre outros.
Fonte: Editorial
Faça como mais de 54 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Daniela Quintana
em 04/09/2017 em Entrevistas