Entrevista com Araquen Pagotto, CEO da Talin
Postado porRedação
em 17/11/2015 em EntrevistasNeste mês nossa conversa é com Araquen Pagotto da Talin Sistema. Fale-nos um pouco sobre a história da Talin Sistema. A Talin...
Neste mês nossa conversa é com Araquen Pagotto da Talin Sistema.
Fale-nos um pouco sobre a história da Talin Sistema.
A Talin é uma franquia exclusiva da TOTVS para o Mercado de Small Business. Ela nasceu praticante dentro da TOTVS enquanto eu era executivo deste segmento. A partir daí, a empresa não vendeu mais diretamente os seus produtos Small, utilizando apenas esta franquia, os Hub´s e os PVT´s ( ponto de Venda TOTVS ), que são os canais focados nestes produtos.
A empresa atende hoje vários mercados. Quais são eles?
Atendemos desde Manufatura e Serviços com nosso ERP First, até Varejo com o Vitrine, passando por Saúde com Personal Med e Nin Saúde, Pet Shop com o Vet Work, Beleza e Estética, Mobilidade com Tablet Varejo (Web Automação) e E-commerce.
Quais são os produtos /soluções disponibilizados hoje pela Talin?
Além dos citados acima, temos prestação de serviços para todos eles e HD para o Tablet varejo.
O maior concorrente para o uso do ERP não está na concorrência tradicional entre as desenvolvedoras, mas sim na falta de informação e percepção de valor por parte do cliente final. Você concorda com este raciocínio? Como a empresa tem se comportado em relação a este aspecto?
Na verdade, nossos consultores internos e externos tem este compromisso, que consiste em levar esta informação e percepção para o pequeno empresário. Justamente este apoio para que o cliente tome sua decisão de maneira bastante assertiva, é um grande valor agregado que criamos para ele.
O atendimento ás MPEs trás capilaridade ao fornecedor de software, mas por outro lado, trás um conjunto de desafios de aspecto, infraestrutural, comercial ou de marketing. Como viabilizar esta operação sem comprometer a qualidade do serviço ou produto oferecidos?
Este é o desafio de vender para o nano, micro e pequeno negócio: a capilaridade - estar, ao mesmo tempo, frente a frente com o cliente e, por outro lado, em tempo real, através de nossos vários canais digitais. A Talin se estruturou através de seus Hub´s e PVT´s para poder funcionar desta maneira. Temos hoje operação com a franquia em São Paulo e com Hub´s em Recife e Porto Alegre. Ainda no último trimestre de 2015, devemos colocar em operação a Talin BH e Rio. Ao todo contamos com 70 PVT´s que se conectam a esta franquia e seus respectivos Hub´s.
O Varejo é um segmento bastante dinâmico e que tem respondido cada vez mais rápido a adoção de novas tecnologias. Conte-nos um pouco sobre o conceito Fly01.
O FLY01 é uma plataforma de serviços e produtos de softwares para vários segmentos do Varejo, Saúde e futuramente também de outros segmentos como Educação, por exemplo. A estratégia é possuir vários app´s interligados, Hoje temos e-commerce ligado a um app de gestão e também um app tablet para Varejo. Mas outros chegarão em breve?
É notório falar sobre a importância do mercado de PMEs na economia brasileira e seu potenção de crescimento. Como você enxerga este cenário para as desenvolvedoras de software daqui a 10 anos?
Na minha opinião, as desenvolvedoras serão cada vez mais especialistas e nichadas; não dá para fazer tudo. Mesmo as grandes empresas desenvolvedoras como TOTVS, SAP e outras estão se verticalizando, olhando cada dia mais de perto e no detalhe seu segmento. Além disso, as vendas deverão ser efetuadas através de canais especialistas, algo semelhante ao que fazemos com nossos Hub?s e PVT´s, por exemplo. Acredito muito na descentralização e capilaridade de serviços, como vendas e Help Desk descentralizados através de canais. Isso faz com que uma grande empresa possa se materializar na frente de um pequeno quiosque de praia, ou em um food truck, ou mesmo no ? bar do seu João?. Isso para o pequeno empresário não tem preço.
Fonte: Editorial
Redação
em 17/11/2015 em Entrevistas