eNotas anuncia integração com Shopify
Postado por Redação em 24/05/2021 em Notícias TechCom a automatização, basta o lojista escolher configurações básicas e ajustes fiscais para a emissão de notas fiscais no modelo dropshipping
A startup eNotas anunciou que realizou uma integração com a Shopify para automatizar as emissões de notas fiscais eletrônicas em transações de dropshipping, modelo de e-commerce sem estoque, focado na intermediação de vendas.
Agora, lojistas que trabalham com dropshipping internacional poderão automatizar suas notas fiscais em qualquer plataforma intermediadora, como DSers, Oberlo ou Wiio.
"Com a integração, o lojista coordena e acompanha toda a emissão de notas fiscais sem sair do ambiente. Basta realizar configurações básicas e ajustes fiscais para então só acompanhar as emissões, que são automatizadas", explica Christophe Trevisani, CEO da eNotas.
A integração ocorreu junto ao produto eNotas Emissor, voltado a quem vende on-line e precisa automatizar as próprias notas fiscais conectado a um meio de pagamento on-line. Como o dropshipping é uma modalidade de negócios baseada em prestação de serviços, em que a remuneração se dá por intermediação de vendas, a loja virtual precisa emitir a NFS-e, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, com base no valor total da venda, não do lucro.
"O lojista pode fazer a dedução de custos com produto e frete para pagar impostos referentes apenas ao serviço prestado", acrescentou o CEO da eNotas.
O dropshipper Caio Ferreira, responsável por disseminar essa modalidade de vendas no Brasil com negócios em operação desde 2009, avalia que a automatização da emissão de notas fiscais garante maior segurança ao mercado.
A importância dessa automatização do ponto de vista tributário, segundo o advogado Tadeu Augusto Guirro, sócio-fundador da TAG Advogados, está na organização do faturamento fiscal.
"A solução simplifica tudo. O cliente compra na plataforma de dropshipping, que de forma automática passa a informação para o sistema da eNotas, que já tem os valores parametrizados e faz a comunicação com a prefeitura para a emissão automática da nota fiscal para cada cliente no valor correto", explica o advogado tributarista.
Na avaliação de Guirro, a solução é essencial para dropshipping, modelo de negócio geralmente operado por empresário que trabalha sozinho e precisa emitir alto volume de notas fiscais em razão do baixo ticket médio dos produtos.
"Via de regra, os produtos têm preços abaixo de 50 doláres, então qualquer faturamento no valor de R$ 50 mil já representa alto volume de notas fiscais. A automatização é inerente ao mercado, sendo essencial para quem deseja operar com dropshipping e fortalecer seu negócio", avalia.
O dropshipping é uma modalidade de venda eletrônica utilizada por players de e-commerce no Brasil e no mundo e que vem ganhando força nos últimos anos junto aos pequenos e médios lojistas.
Nessa modalidade, a loja virtual atua como intermediária nas vendas, sem necessidade de manter estoque dos produtos. Dessa forma, faz a venda e envia a ordem da transação para o fornecedor parceiro, que fica responsável pelo envio do produto ao cliente em nome da loja.