Empresas desconhecem uso da nuvem
Postado porFátima Costa
em 19/04/2016 em NotíciasO relatório analisou 63 milhões de documentos armazenados e compartilhados por clientes da Elastica em serviços populares de compartilhamento de...
O relatório analisou 63 milhões de documentos armazenados e compartilhados por clientes da Elastica em serviços populares de compartilhamento de arquivos em nuvem como Box, Dropbox, Google Drive e Office 365.
Entre as descobertas está a de que as companhias não sabem que 26% dos documentos armazenados na nuvem são compartilhados com outros funcionários. Desses, 10% continham dados sensíveis como informações pessoais, sobre cartão de pagamento, de saúde, além de código-fonte (Python, JavaScript etc) para aplicações de software. O vazamento desses documentos poderia ter sério impacto econômico sobre as organizações afetadas, além de repercussão junto a órgãos reguladores.
Esse estudo também descobriu que 23% dos documentos analisados foram compartilhados publicamente, ou seja, qualquer pessoa poderia acessar o link para o documento. E um em cada 10 documentos sigilosos compartilhados tem alto risco de perda ou roubo devido ao excesso de exposição.
O relatório denominado de Shadow IT fala sobre o uso de sistemas e aplicações de TI, incluindo aplicações SaaS, sem o conhecimento ou autorização do departamento de TI de uma organização. Outro termo é o Shadow Data, ou seja, todo o conteúdo sigiloso que os usuários estão armazenando e compartilhando na nuvem, em geral sem a supervisão e conhecimento das equipes de TI ou de segurança da empresa.
Fonte: Redação
Faça como mais de 45 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 19/04/2016 em Notícias