Empresas Conectadas: o próximo passo da Transformação Digital
Postado por Marcelo Pudenzi, diretor-geral da Phoron do Brasil em 28/10/2021 em ArtigosNo início dos anos 2000, o mundo corporativo iniciou a discusão sobre a importância da transformação digital, avaliando como empresas já consolidadas, e outras em fase de desenvolvimento, deveriam utilizar as ferramentas tecnológicas a favor dos processos internos e não apenas no produto ou serviço final entregue ao consumidor.
Atualmente, no momento atípico de pandemia em que vivemos, podemos dizer que os processos digitais foram ainda mais inseridos na rotina das empresas. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, oito em cada dez indústrias inovaram e viram crescer a produtividade e os resultados financeiros durante a pandemia da COVID-19.
Porém a integração de processos e informações permanece um grande desafio mesmo com o avanço da tecnologia, que parece ser aplicada de maneira diferente em setores dentro de algumas companhias. Os ERPs podem ser vistos como a solução da situação, porém a verdadeira conexão de dados exige mais que simplesmente a implementação de um sistema base.
Para alcançar a gestão holística do negócio, o sistema de gestão escolhido deve possibilitar a personalização, adaptação, uso amigável - tudo para que se encaixe perfeitamente nas necessidades de cada time, e da empresa como um todo.
A construção de uma cultura de conexão demanda tempo e mudanças profundas em uma companhia. De acordo com pesquisa da Oxford Economics e SAP,A empresa interconectada: como as empresas em crescimento agregam valor por meio de estratégias de gestão holística, 29% das empresas em crescimento citam a falta de coordenação entre diferentes departamentos como principal desafio interno. Estamos vivendo em uma fase crucial da história corporativa, em que as marcas que não se adaptarem rapidamente as necessidades do mercado poderão não sobreviver.
Na Phoron do Brasil, por exemplo, acreditamos na importância do sistema de gestão para conquistar a verdadeira integração entre nossas unidades, recentemente migramos para o SAP S/4HANA e aprimorarmos a conexão dos times no Brasil e Europa.
Com a utilização do sistema somos capazes de manter todos os processos e dados centralizados em uma só plataforma, evitando falhas de comunicação. Uma empresa (inter)conectada é direcionada por metas bem definidas para todos os envolvidos: colaboradores, parceiros, clientes e acionistas. Desta maneira, o sucesso é uma consequência.
A organização interna baseada em dados compartilhados deixou de ser um diferencial opcional e passou a ser a chave para crescimento contínuo. Estamos na era da conexão, da interconexão, e a utilização de plataformas e serviços que facilitem este processo é crucial na produtividade da rotina e lucratividade dos negócios.
Foto: Marcelo Pudenzi, diretor-geral da Phoron do Brasil.