Empresário gaúcho planeja investir R$ 5 milhões em startups no Brasill em 2023
Postado por Redação em 30/03/2023 em Notícias TechA Ideia é apoiar o desenvolvimento do setor de inovação no Brasil.
Imagem: Agência Preview - Márcio Spagnolo
De olho no reaquecimento do setor de startups no Rio Grande do Sul em 2023, o empresário gaúcho, Márcio Spagnolo - CEO da Profissionais SA, planeja investir cerca de R? 5 milhões nesse segmento ainda este ano. O objetivo é, segundo ele, fomentar o desenvolvimento do setor de inovação no estado. E o cenário é promissor. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o Rio Grande do Sul já conta com mais de 1000 startups ativas e caminha para a terceira posição em densidade de startups ativas no ranking nacional.
Já a StartBlink, centro de pesquisa que monitora o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação ao redor do mundo, divulgou seu ranking contendo as melhores cidades do mundo para composição de startups.
Porto Alegre ocupa a quinta posição no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Diante de um grande centro econômico como São Paulo, percebi o respeito que o empreendedor gaúcho tem, principalmente por sua visão sistêmica, pragmática e realista”, explica o empresário.
Você conhece o perfil do Portal ERP no Instagram? Clique aqui e participe. Nos acompanhe também no LinkedIn.
“Somado a isso, bani dos meus conceitos a síndrome de impostor que muitos gaúchos possuem ao olhar para o sudeste que, muitas vezes, boicota inovações, ideias e desenvolvimento de negócios. Nós, gaúchos, que estamos diante em um polo aquecido como Porto Alegre e somos donos de uma cultura forte e corajosa, temos todas as condições para liderar o cenário nacional quando o assunto é criar novos unicórnios”, conclui.
Só nos últimos dois anos, Spagnolo investiu cerca de R? 4 milhões em iniciativas voltadas para os setores de educação corporativa, tecnologia e inovação.
Em 2022 entrou como sócio na VENT, startup porto-alegrense que possui projetos em diversos segmentos como Saúde, Educação, Varejo, Indústria e Serviços. A empresa, que leva a cultura de dados para dentro das organizações mapeando e analisando dados para ajudar empreendedores e gestores a terem insights, gerar oportunidades ou resolver problemas complexos do dia a dia, cresceu 400% nos últimos quatro anos, e, com a chegada de Márcio, projeta triplicar o faturamento.
“Em um ambiente cada vez mais competitivo para pequenos e médios negócios, sairá na frente quem dominar informações e dados sobre seu próprio negócio. A boa prática já adotada pelos grandes há mais tempo, chega de fato ao micro e pequeno empreendedor, que antes, flertava com a informalidade e a tomada de decisão baseada no seu feeling”, analisa o investidor.