Empresa de cosméticos otimiza processos ERP
Postado porDaniela Quintana
em 21/03/2018 em MercadoSegundo Guilherme Alves Ferreira, sócio e diretor de produção da Cosmefar, o crescimento obtido é consequência das mudanças internas motivadas...
Segundo Guilherme Alves Ferreira, sócio e diretor de produção da Cosmefar, o crescimento obtido é consequência das mudanças internas motivadas pelos insights que a solução da Jiva vem proporcionando desde a sua implantação.
?Percebemos, por exemplo, que as mercadorias mais comercializadas não eram nossas, mas de outras marcas. Por isso, mudamos o nosso foco de produção, que era misto, de produtos próprios e terceirizados, para nos concentrarmos totalmente na terceirização?, afirma.
Para ele, essa virada trouxe mais diferenciais competitivos para a empresa. ?Atualmente, atendemos toda a cadeia produtiva dos nossos clientes, da consultoria e inteligência de mercado, planejamento de marketing, desenvolvimento e fabricação, inclusive de embalagens, até a entrega do produto final ao ponto de recebimento. E o ERP da Jiva tem nos ajudado a aplicar inteligência, de dentro para fora da empresa, em todas as etapas desses processos. Ele ajuda até mesmo a gerenciar o negócio dos nossos clientes, por meio dos indicadores de negócios, como vendas, custo de produção, metas que precisam ser atingidas, entre outros?, explica Ferreira.
Guilherme destaca que, os ganhos com a solução da Jiva não se limitam apenas à eficiência, mas também no controle operacional e na redução de custos da companhia. ?Com o sistema, conseguimos racionalizar e otimizar a área de compras para evitar aquisições desnecessárias. Percebemos que chegávamos a comprar o dobro de materiais que precisávamos. Hoje somos muito mais assertivos, o que gera uma economia significativa em toda a cadeia produtiva?, revela.
Ainda de acordo com Ferreira, por meio do MahaGestão, índice que aponta o grau de maturidade da gestão das empresas em todos os setores, a Cosmefar aprimorou também a forma como enxerga os próprios negócios. ?Vimos que precisávamos melhorar em muitos aspectos de administração, e que não tínhamos muita experiência com ERPs. Antes do sistema da Jiva não tínhamos análise de giro, dashboards com indicadores, e nem dados dos setores, o que acarretava em gargalos, como por exemplo, no setor financeiro. Ainda precisamos aperfeiçoar muitos processos internos, mas agora sabemos que estamos no caminho certo?, diz.
Compre seu ingresso para o ERP Summit!
Segundo o sócio e diretor de produção, em janeiro deste ano a Cosmefar já tinha investido 6% do faturamento de 2017 em melhorias e ampliação da fábrica, e a meta é chegar aos 12% até o final do ano. ?E a solução de gestão da Jiva está inclusa nesse investimento, tanto para ampliar a automação na linha de produção quanto para melhorar o nosso setor de financeiro. Enxergo um longo caminho com essa parceria, não temos motivos para procurar outra solução?, finaliza.
Fonte; Redação
Faça como mais de 54 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Daniela Quintana
em 21/03/2018 em Mercado