Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Embedded finance ajuda a fidelizar clientes

Postado por Redação em 20/06/2023 em Publieditorial

Compartilhar:

O Embedded Finance (finanças embutidas) oferece serviços financeiros que são incorporados em áreas que não têm relação direta com o mundo financeiro, transformando empresas em bancos

Aarin no ERP Summit

Imagem: divulgação

As estimativas em relação ao potencial do Embedded Finance levaram em conta receitas relacionadas à oferta de crédito a consumidores finais, assim como receitas de outros serviços financeiros, como conta de pagamento, adquirência, investimentos, Pix, boleto.

 

A partir desta tendência, cada vez mais empresas estão se tornando capazes de oferecer soluções personalizadas, inclusive na jornada dos seus clientes.

 

O Embedded Finance representa um dos principais exemplos de Transformação Digital no Sistema Financeiro Nacional (SFN).Além de contribuir para o desenvolvimento de negócios, o Embedded Finance gera impactos em todo o setor financeiro.

 

Embedded Finance pode gerar receita de R$ 24 bi até 2026

O movimento de embutir produtos e serviços financeiros em plataformas não financeiras, conhecido como ‘embedded finance’, tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

 

Conforme estudo recém-divulgado pela consultoria Deloitte, o embate

 financeiro poderá gerar receita adicional de cerca de R $24 bilhões até 2026 para os setores de varejo, bens de consumo e outros serviços que, juntos, movimentam mais de 35% do PIB brasileiro. E uma parte dessa receita pode ser sua! 

 

Conforme a análise da Deloitte, a desintermediação da oferta de produtos financeiros dos bancos tradicionais vem fomentando a criação de novos modelos de negócio, e o embate financeiro faz parte desse movimento.

 

Até 2026, estima-se que esses setores sejam responsáveis pela oferta de crédito de até R $83 bilhões, “valor que hoje os clientes buscam em instituições financeiras tradicionais ou não é explorado por falta de oferta compatível dentro do mercado”, analisa a consultoria.

 

Mudanças com o Embedded Finance 

Para se adaptar às mudanças, empresas de diversos setores estão buscando melhorar a eficiência de processos buscando oferecer uma melhor experiência para seus clientes.

Os serviços financeiros integrados, portanto, surgem como uma nova possibilidade de crescimento e valorização no mercado.

 

A partir do Embedded Finance, negócios de diferentes segmentos podem oferecer aos seus clientes produtos relacionados ao setor financeiro.Tirando a fricção de "entrar no aplicativo bancário" ou de ter que preencher dados repetidas vezes,  quando desejar fazer compras. 

 

Para isso, no entanto, não existe a necessidade de classificar uma companhia como instituição financeira ou bancária, por exemplo.

 

Afinal de contas, o serviço é terceirizado graças ao Invisible Banking, que facilita a troca de dados entre instituições.

Através de uma API, é possível consultar extratos, histórico de pagamentos e outros dados de conta,  que ajudam na customização de serviços.

 

Qual é o ganho dos ERPs com o Embedded Finance? 

 

O objetivo do Embedded Finance é fazer com que plataformas de gestão e ERPs consigam executar funções financeiras em sua Interface, e não só demonstrá-las.

Para isso, empresas que não necessariamente atuam no mercado financeiro são preparadas para distribuírem soluções relacionadas a este setor.

A “capacitação”, nesse caso, é realizada através do uso de APIs. Os módulos financeiros são conectados à sua interface, apenas adicionando features às plataformas que seus clientes já conhecem. 
Dessa forma, proporciona uma melhor experiência aos indivíduos e, consequentemente, um aumento na sua retenção dentro de empresas.

 

Quais são os impactos do Embedded Finance para o mercado financeiro

 

Sem dúvidas, o maior impacto do Embedded Finance está no varejo - que vai faturar 26 bilhões. 

Durante muito tempo, a América Latina contava com poucas instituições financeiras e sofria pela baixa competitividade entre elas.

 

Esse monopólio bancário permitia a oferta de um serviço burocrático e produtos financeiros com margens de lucro altíssimas.

 

No entanto, o surgimento das fintechs, há alguns anos, serviu como primeiro passo para a criação de diversas oportunidades no setor financeiro brasileiro. Além de aproximar o varejo da tecnologia financeira. 

Agora, com a entrada massificada de novos concorrentes e empresas já estabelecidas começando a oferecer serviços financeiros, a realidade já se transformou.

 

Fazer um cartão de crédito, tirar um empréstimo ou realizar transferências não é mais algo restrito aos bancos tradicionais. 

 

Portanto, até mesmo os indivíduos que não eram de interesse comercial dos bancos foram incluídos por essa transformação. 

 

Para correr atrás do prejuízo, as instituições tradicionais estão criando soluções mais alinhadas a este novo mercado financeiro, inclusive, colaborando e integrando fintechs aos seus próprios sistemas. 

 

O que é necessário e como ERPs podem aderir ao Embedded Finance?

 

Para que o Embedded Finance seja possível, a parceria com uma empresa especializada em Invisible Banking, como a Aarin, é necessária.

 

Afinal, é ela que torna possível uma experiência invisível de consumo de produtos financeiros. Seu cliente não vai saber quem é o banco por trás da operação. 

 

Com esse auxílio, você conta com a infraestrutura necessária para oferecer os serviços que você desejar.

Tudo isso com total liberdade para aplicar rebate e criar novas linhas de receita com as taxas. 

 

Conclusão 

 

Segundo especialistas, a tendência é que o Embedded Finance se torne algo cada vez mais buscado dentro do mercado brasileiro.

 

Portanto, se você busca promover uma experiência mais satisfatória e aumentar a retenção de clientes, não perca tempo.

 

Comece a oferecer produtos e serviços financeiros de modo integrado ao seu negócio com o Embedded Finance da Aarin



Postado por Redação em 20/06/2023 em Publieditorial

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.