e-Social: Sua empresa está preparada para esse desafio?
Postado porJosé Carlos Fortes
em 11/08/2017 em Artigos1. Adaptar os processos ? Com o eSocial, a formalização das contratações deverá acontecer em tempo real,...
1. Adaptar os processos ? Com o eSocial, a formalização das contratações deverá acontecer em tempo real, trazendo, aqui, uma necessidade de refinamento dos processos e mudança de cultura dentro das organizações.
2. Alinhar a comunicação entre a empresa e o escritório de contabilidade ? Em muitas empresas, a equipe responsável por prestar contas ao Fisco é terceirizada, inclusive, alocada em um espaço físico distante da sede. É preciso otimizar a comunicação.
3. Qualificar os profissionais ? Certifique-se de que os profissionais do Departamento Pessoal e de Recursos Humanos entendam detalhes da legislação trabalhista, incluindo consequências em caso de atraso na transmissão das informações trabalhistas.
4. Sanear os dados ? Verifique se os dados do seu sistema de folha de pagamento e gestão de pessoas são os mesmos exigidos pelo eSocial e, caso necessário, faça o levantamento das informações faltantes.
5. Checar se os softwares são adequados ? Ter softwares de folha de pagamento e de gestão de pessoas adequados e aderentes à legislação é fundamental para suportar as mudanças.
6. Investir em infraestrutura tecnológica ? Diante da exigência do eSocial para a transmissão de dados em tempo real, as companhias terão que se preocupar com a qualidade de sua conectividade.
Os empresários não devem ter receio de adotar mudanças e rever processos. No final, todos verão que o trabalho será otimizado, com benefício a todos os envolvidos. O eSocial exige que as empresas atuem de forma mais estratégica, alinhando a cultura, avaliando os processos e educando os colaboradores. É assim que os dados serão encaminhados ao Governo da forma correta e dentro do prazo estipulado.
José Carlos Fortes
em 11/08/2017 em Artigos