Distribuidora Grandes Marcas investe em automação para ampliar as vendas
Postado por Redação em 31/03/2021 em MercadoCom a adoção das tecnologias MáximaTech, a DGM triplicou a quantidade de clientes em uma mesma região
Otimizar a força de vendas, a gestão das atividades e o trade marketing são desafios típicos das empresas que atuam com a distribuição de produtos.
Ao mesmo tempo, essas mudanças são os divisores de águas para o crescimento do negócio, principalmente quando se contempla um amplo mix no portfólio, como é o caso da Distribuidora Grandes Marcas (DGM), que atende a mais de 1,5 mil varejistas.
Localizada no Estado de Sergipe e com um mix que ultrapassa três mil itens, que variam desde alimentos, artigos de limpeza, utilidades para o lar e perfumaria, a empresa decidiu automatizar seus processos com o Grupo Máxima, que desenvolve soluções móveis de tecnologia para a cadeia de abastecimento. As ferramentas implantadas envolvem a gestão comercial, a força de vendas externa e as atividades dos promotores.
“A escolha pelas soluções da Máxima foi motivada pela facilidade na organização das tarefas e, com isso, a tendência é que nossa operação cresça cada vez mais”, comentou Wanderley Pereira, gestor de TI da Distribuidora Grandes Marcas.
Começando pelo gerenciamento das vendas, a DGM conseguiu potencializar as atividades com as funcionalidades do maxGestão Plus. Dentre os benefícios percebidos pela distribuidora, ela destacou a mobilidade, que, por se tratar de um aplicativo disponibilizado em smartphones, permite aos supervisores o acompanhamento da equipe em qualquer local e horário.
A ferramenta também fornece relatórios e avaliação de indicadores, que são extraídos com agilidade, assim como realiza a roteirização das agendas dos vendedores, permitindo que encontrem novos clientes em uma mesma região. Essas estratégias otimizam as visitas dos representantes comerciais autônomos (RCAs) para a conquista de novas vendas.
O gestor de TI da DGM explica que, com o auxílio da solução de gestão, a empresa triplicou a quantidade de clientes atendidos em uma mesma região. “Com essa ampliação na atuação, conseguimos alavancar nosso faturamento”, completa Pereira.
Outra vantagem percebida com a automatização envolve a rotina de força de vendas, que passou a ser realizada com o maxPedido. Por ser um aplicativo em nuvem, a consulta às informações para fechar uma venda ficou mais facilitada, além de proporcionar um funcionamento mais estável do aplicativo e acesso ágil aos dados, propiciando a simplificação do processo e a melhoria nos resultados comerciais.
“Nesta solução é possível inserir as fotos dos produtos, cadastrar ações de brindes, acompanhar as metas em tempo real, dentre outras facilidades. Todas essas funcionalidades são essenciais no fechamento de uma negociação e, por isso, percebemos uma rápida adesão pela equipe de vendas, que não se mostrou resistente”, acrescentou Anderson Braga, gestor de vendas da empresa.
Já nos pontos de vendas, que envolvem as ações de trade marketing, as atividades passaram por várias reformulações após a adoção do maxPromotor. Antes da solução, o controle de auditorias era realizado manualmente, em papéis com o auxílio de planilhas, e o acompanhamento das tarefas não permitia averiguar se o promotor estava conseguindo executar suas funções ou cumprindo a agenda de visitas corretamente.
Agora, é possível realizar controles de check-in, de check-out e de horário de trabalho, evitando a realização de horas extras desnecessárias.
O maxPromotor ainda detém a sugestão de vendas entre suas funcionalidades, o que é um diferencial. Quando a quantidade de itens está abaixo do mínimo no ponto de venda, há uma configuração na solução que dispara uma notificação no maxPedido.
Essa integração entre as aplicações evita rupturas, facilita o processo de vendas e diminui o tempo que o vendedor gasta em uma visita, pois ele não precisa ir à gôndola e checar o estoque. Segundo Edmilson Ferreira, coordenador de Trade Marketing da DGM, o maxPromotor agregou conhecimentos e certezas ao PDV.
A holding Grupo Máxima foi criada em 2018 , fruto de uma sequência de aquisições realizadas no mercado para atender de ponta a ponta os processos que envolvem a cadeia de abastecimento.
Entre as empresas que passaram a fazer parte do conglomerado estão a Tecnomix e a OnNet System, que tiveram seus produtos incorporados à operação MáximaTech, especialista em soluções de força de vendas, trade marketing e logística de entrega para o mercado atacado distribuidor e passou a incluir soluções para a indústria.
Integram-se também ao Grupo a LifeApps, responsável pela oferta de e-commerce B2B e B2C; e a Onblox incorporada para aumentar a capacidade de atendimento das demandas logísticas. Atualmente, o Grupo Máxima conta com mais de 80 mil usuários e mais de 1500 clientes em todo o território nacional.