Distribuidora de combustíveis integra operações com software ERP
Postado por Redação em 01/10/2020 em MercadoGrupo Atem está implementando o S/4 HANA com o suporte da T-Systems
O Grupo Atem, que figura no ranking nacional entre as 10 maiores distribuidoras de combustíveis do país, anunciou que está passando por um processo de implementação do SAP S/4HANA Cloud Single Tenant.
Iniciado no final de 2019, o projeto foi desenhado e está sendo implementado pela T-Systems Brasil, provedora alemã que conta com um portfólio digital de soluções e serviços de TI, com previsão de entrada em operação no início de 2021.
A empresa também é a 6ª do Brasil na distribuição de diesel, além ser a 4ª colocada em número de postos na região Norte. Atualmente, o grupo é composto por mais de 70 empresas que atuam em 12 segmentos distintos, com destaque para a área de combustíveis. Justamente por conta disso, o gerente do projeto da Atem, Carlos Junior, lembra que a busca por um sistema de gestão mais robusto foi motivada pelo crescimento do grupo.
“Nos últimos dois anos crescemos mais que nos cinco anos anteriores. Com crescimento e a diversificação, tomamos a decisão de adotar um sistema de gestão que suporte nosso crescimento e permita integração de todas as empresas do grupo.”, pontuou Carlos.
O executivo comenta que até esse momento, a companhia fazia uso de um sistema de gestão focado exclusivamente para o setor de combustíveis, que se tornou obsoleto quando a empresa se tornou multissegmento. Ainda de acordo com o executivo, a escolha pelo sistema da SAP se deu pela robustez e a capacidade de atender diversos segmentos. Ela aconteceu após a aquisição dos controles da Amazonas Energia e da Roraima Energia, que também estão implementando o sistema de gestão.
Para a implementação do novo software de gestão empresarial, o Grupo Atem escolheu a T-Systems pela compreensão demonstrada sobre as demandas da companhia.
“Eles nos apresentaram uma proposta bastante específica para o que precisávamos aqui e têm se mostrado parceiros diferenciados, com foco nos nossos interesses e procurando adequar o projeto a eles”, explicou Junior.
Atualmente, o projeto está 50% implementado. Um processo que envolveu a participação de uma equipe com 74 pessoas, sendo 34 key users do Grupo Atem. Devido à pandemia de Covid-19, o go-live foi adiado de julho deste ano para janeiro de 2021.
“Estamos trabalhando para, em janeiro, migrarmos 34 empresas do grupo para o novo sistema de gestão, o que será feito no modelo de big bang”, revelou o executivo, lembrando que, como o grupo opera em diferentes regiões, este big bang será realizado simultaneamente em sete estados diferentes.
Para isso, o faseamento do projeto não está sendo realizado por módulos, mas por empresas. Na data da virada, cada uma delas entrará em operação com 9 módulos do SAP S/4HANA Cloud Single Tenant já integrados a quatro sistemas legados do grupo. Ainda segundo o gerente do projeto da Atem, além da implementação destes módulos, há outros subprojetos correndo em paralelo para garantir estas integrações.
“Mapeamos inicialmente 637 processos de trabalho que serão atendidos pelo SAP em todas as empresas. Estamos tratando de 12 segmentos e estimamos de 120 a 130 usuários do sistema, quando estiver operando”, afirmou Junior. Como o grupo é composto hoje por 77 empresas, estas 34 são as que serão migradas inicialmente. “No futuro, traremos outras para o mundo SAP. Por isso estamos executando um trabalho forte de gestão de mudanças desde o início do projeto”, complementou o executivo.