Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Distribuidora brasileira de petróleo potencializa tomada de decisão com ferramenta de gestão

Postado por Redação em 07/04/2020 em Notícias Tech

Grupo Toccato comandou o projeto com o BI, em conjunto com a Planner Sistemas, parceiro situado em Fortaleza

Grupo Toccato comandou o projeto com o BI, em conjunto com a Planner Sistemas, parceiro situado em Fortaleza

A SP Combustíveis, uma distribuidora de petróleo, criada em 1996, está entre as cinco maiores do segmento no país, contou com o apoio do Grupo Toccato, para aprimorar a forma de gerir seus dados e tomar decisões.

A SP Combustíveis, também contou com o auxílio da Planner Sistemas, empresa com experiência na implantação de projetos de Business Intelligence com a Qlik, e também projetos de Planning (Planejamento Orçamentário e Gestão de Indicadores) para esse projeto. A parceria a seis mãos entre as empresas se deu para que o BI e Analytics da Qlik fosse implementado.

Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!

Segundo a empresa, o cenário antes da Qlik sobrecarregava a TI e não apresentava dados estruturados. A principal demanda era acompanhar os dados da empresa de forma ágil e conseguir informações concisas. Para Cícero Ney, Gerente de TI da SP Combustíveis, a tomada de decisões rápidas e estratégicas é fundamental dentro de um mercado tão dinâmico.

“Com a criação de painéis, podemos fazer todo o acompanhamento de vendas, bem como resultados da empresa. Por ser um mercado muito dinâmico, precisamos tomar decisões rápidas e acompanhar o andamento dos clientes.”, explicou.

Luciano Dozól, CEO da Planner Sistemas, salientou que a companhia conseguiu manter o histórico de cerca de oito anos da empresa através de um recurso da Qlik, fato que foi fundamental para melhores análises e gestão como um todo. O executivo lembrou que a empresa esteve presente em todo o projeto em Fortaleza, atuando como uma consultoria estratégica, desenvolvendo junto com a SP o modelo de gestão de resultados pelo método direto, margem de contribuição, que a SP já utilizava em planilhas.

“Foi implantado com Qlik extraindo automaticamente toda movimentação do SAP ECC, gerando uma verdade única com flexibilidade para análise da margem geral, chegando até na margem por cliente, vendedor, assessor e produto. E ainda, análise de metas x realizado.”, informou Luciano.

A empresa também contratou a licença Dual Use e passou a utilizar Qlik Sense, apoiando-se em recursos como o Geoanalytics. Já o uso de QlikView foi destinado para as áreas de vendas, controladoria e frotas, tendo uma potencialização da gestão e controle dos custos.

“A SP Combustíveis passa a aproveitar os benefícios do Qlik Sense em sua gestão, usufruindo de recursos visuais que facilitam a rotina. O controle de custos conquistado após a implementação da ferramenta é o resultado que se esperava, tendo em vista o porte das operações em território nacional.”, declarou Eduardo Nistal, CEO do Grupo Toccato.

Postado por Redação em 07/04/2020 em Notícias Tech