Deloitte conduz projeto de transformação digital com S/4HANA no Grupo Casas Bahia
Postado por Redação em 17/01/2024 em NotíciasO trabalho, iniciado em 2021, consiste na migração da plataforma digital de planejamento de recursos empresariais (ERP) da varejista, do SAP ECC para o SAP S/4HANA
Foto: Divulgação
A Deloitte tem conduzido, desde 2021, um robusto projeto de transformação digital no grupo varejista Casas Bahia. Realizado em conjunto com a SAP, empresa desenvolvedora de softwares de gestão empresarial que mantém aliança estratégica de negócios com a Deloitte, o projeto se baseou na implementação do SAP S/4HANA, mais recente versão do software de gestão e planejamento de recursos empresariais (ERP) em cloud da SAP, na Via. Em setembro de 2022, o projeto entrou na fase go-live, termo técnico em inglês para sistema entra em produção.
Entre os principais benefícios dessa migração estão: padronizar processos adotando melhores práticas; integrar ao SAP S/4HANA todos os sistemas legados que eram integrados ao SAP ECC; aumentar agilidade no fechamento financeiro e contábil, além de reduzir e otimizar as conciliações e integrações entre sistemas; e criar a experiencia completa de compras e fornecedores integrados aos sistemas e processos tributários e financeiro.
“O foco do projeto é escalar, padronizar e centralizar o backoffice do Grupo Casas Bahia para todas as suas empresas e aplicar as melhores práticas no dia a dia da organização. Um dos desafios do projeto é no conglomerado de empresas do grupo que envolvem diferentes negócios, como empresas de varejo, tecnologia, logística, produção, banco digital e fundação. Além disso, o Grupo Casas Bahia é uma empresa com mais de 1.100 lojas em praticamente todo território nacional. O momento atual do varejo gera a necessidade de alinhar, afinar e definir os melhores canais por localidade para alavancar cada vez mais as vendas. É muito gratificante poder promover uma transformação tão profunda em uma companhia com a história e relevância do Grupo Casas Bahia”, destaca Fred Kanashiro, sócio de Consultoria Empresarial em Tecnologia da Deloitte.
“Realizar uma implantação de ERP já se tornava um desafio enorme pelo tamanho e diversidades de operações da nossa companhia, agregando a substituição de uma solução on-premise para Cloud só fez aumentar o mesmo. A postura de não apenas implementar o SAP S/4HANA, mas sim buscar uma modernização das aplicações e serviços, redução das customizações, melhoria contínua nas operações e processos de negócios, alinhado a padronização destes processos, levaram a Deloitte a um patamar de entrega superior às expectativas, tornando-a um diferencial na entrega e sucesso do projeto”, afirma Leandro Dantas de Araujo, Diretor de TI do Grupo Casas Bahia.
“São inúmeras vantagens na migração do ERP para a nuvem. Há uma série de dispositivos que garantem a segurança das informações e dos dados dos nossos clientes. O cliente tem economia de tempo e de recursos, que podem ser investidos em outras áreas de negócio das suas companhias. Além de acesso em tempo real a informações, permitindo responder rapidamente às mudanças do mercado, garantindo a agilidade necessária para os desafios de gestão atuais”, destaca Rodrigo Susaki, vice-presidente de RISE with SAP e SAP S/4HANA da SAP no Brasil.
Desde que o projeto entrou em go-live, alguns objetivos relevantes já foram alcançados, que ajudaram a melhorar a performance das transações do Grupo Casas Bahia: atualização em relação ao roadmap de inovações SAP, evolução técnica nas integrações com utilização de APIs, migração para ambiente Cloud, redução de 40% das customizações existentes no ECC, integrações com diversos sistemas monitorados, mais de 1.250 usuários ativos, redução de 83% nas horas de compensações de contas a receber (de 24 para 4 horas), redução de 50% de depreciação e integração de layout único de aproximadamente 900 mil documentos por dia com redução de 40% do tempo de processamento.
Alguns números ajudam a demonstrar a robustez do projeto. Foram realizadas mais de 230 comunicações, executados mais de 18.800 etapas de testes, desenvolvidos 27 materiais de treinamentos e 13 cursos que contaram com mais de 700 participantes.